Gincana tem culinária especial e 347 kg de alimentos arrecadados
Equipe vermelha vencedora do Super Chef - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

O cheiro de pizza tomou conta do salão principal da Casa do Idoso Centro (rua Euclides Miragaia, 508, Centro) nesta sexta-feira (27). Mas não eram pizzas comuns, com farinha. As massas foram feitas de abobrinha, berinjela, batata doce e batata inglesa. Esses foram os ingredientes surpresa do Super Chef da Gincana da Melhor Maturidade, coordenado pela Prefeitura de São Josédos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.

Quatro grupos, compostos por quatro integrantes, prepararam as pizzas nutritivas. O recheio era igual para todos: molho, queijo, tomate e manjericão. Mas a base foi sorteada na hora, uma surpresa para os participantes que tiveram que usar a criatividade para conquistar o paladar dos jurados. Compondo a mesa estavam autoridades municipais, a nutricionista Carla Silva e a chef de cozinha Fernanda Aoki.

Na abertura, um animado aquecimento. Afinal, a competição seria acirrada e os corpos precisariam estar bem aquecidos. Em seguida, todos prontos em suas mesas. Preparar, apontar e “mão na massa!”. As equipes mistas, compostas por frequentadores das quatro unidades da Casa do Idoso, divididas nas cores verde, vermelho, amarelo e azul, tiveram 40 minutos para deixar a pizza pronta para comer.

Cozinheira de mão cheia em casa, a integrante da equipe verde Maria José Santos da Costa, 65 anos, moradora do bairro Pernambucano, frequentadora da Casa do Idoso há cinco anos, disse que não achou difícil fazer a massa de batata doce. “Cortamos a batata bem fininha, colocamos os ingredientes por cima, levamos para assar e pronto, tudo tranquilo, só esperar ficar pronta. Eu acho que vamos ganhar. Nossa pizza está uma delícia. Cozinho muito em casa e meus netos adoram. Amo cozinhar”, disse Maria José.

Na plateia, a expectativa era grande para o resultado. Laura Maria de Oliveira, 72 anos, moradora do Parque Industrial, está na Casa do Idoso há 10 anos e disse que não sabe qual será o resultado, mas está torcendo para a sua equipe. “Eu sempre venho para a Casa do Idoso cheirosinha, bem arrumadinha e toda maquiada e hoje não foi diferente para participar da gincana. Estou muito animada com a minha equipe azul, mas não sei qual irá ganhar porque todos são muito bons. A disputa está bem difícil”.

Enquanto uns cozinhavam, outros contavam os alimentos e dançavam com os professores. No final, o anúncio tão aguardado. Na opinião do júri, as quatro equipes mereceram a nota máxima, 100. A comemoração foi grande entre os idosos que sempre participam com muita alegria e espírito esportivo da Gincana da Melhor Maturidade.

A gincana começou em fevereiro e segue até o mês de outubro, quando se comemora o Mês Internacional do Idoso, com as provas culturais, esportivas, artísticas e de nutrição, sendo cada mês abordado um tema diferente.

Em razão do caráter social do evento, os frequentadores continuarão a participar de arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e agasalhos. Ao final de cada mês, tudo será encaminhado para o Fundo Social de Solidariedade que destinará às entidades sociais.

Para o mês de maio, o tema da gincana será “Intergerações”, com brincadeiras que irão contar pontos entre netos e avós na Casa do Idoso Leste (rua Cidade de Washington, 164, Vista Verde).

Os interessados em participar das provas precisam fazer a inscrição, gratuitamente, na unidade que frequenta. A coordenação é da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.

Placar final do mês de abril

Equipe Vermelha 100 pontos da prova Super Chef + 111 quilos de alimentos = 211 pontos (vencedora dessa edição)

Equipe Azul 100 pontos prova Super Chef + 97 quilos de alimentos = 197 pontos

Equipe Amarela 100 pontos prova Super Chef + 74 quilos de alimentos = 174 pontos

Equipe Verde 100 pontos prova Super Chef + 65 quilos alimentos = 165 pontos

O total de alimentos arrecadados durante todo mês, por todas equipes, foi de 347 quilos e serão encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade e destinados às entidades sociais.

Programação de arrecadação

Maio: agasalhos