Pacientes do Altos de Santana recebem o programa UBS Resolve
Atualizado em 26/04/2018 - 16:38
UBS Resolve Altos de Santana Autoridades municipais, servidores e munícipes participam do lançamento do programa UBS Resolve na unidade básica de saúde do Altos de Santana, na região norte.
A UBS Altos de Santana é a 12ª unidade a receber o conceito UBS Resolve - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Fazer os exames laboratoriais na própria unidade básica de saúde é uma das novidades do programa UBS Resolve. Essa facilidade agora é uma realidade para os moradores do bairro Altos de Santana. “Ficou bem mais prático, é muito bom. Pode ser agendado e não precisa esperar muito tempo para fazer o exame”, disse Cleo Rodrigues, 38 anos.

Ela foi uma das primeiras pacientes a fazer o exame na UBS, nesta quinta-feira (26).  Só no Altos de Santana serão beneficiados diretamente 16.784 pacientes cadastrados.

Este novo conceito da atenção básica agora está presente em 12 unidades de saúde. A meta da Prefeitura é chegar a 20 até o final do ano. A próxima a receber o programa será a UBS da Vila Nair, no final de maio.

Outros dois pacientes coletaram o exame logo nas primeiras horas da manhã. Marta Candida da Rosa Silva, 59 anos, achou a medida ótima. “Agora economizo na passagem, antes tinha que ir em Santana ou no centro”.

Sebastião dos Reis, 49 anos, também ressaltou que a coleta na UBS facilita muito para a população. “O atendimento fica centralizada em um só lugar”, afirmou.

A UBS Altos de Santana trabalha no conceito de Estratégia Saúde da Família, que conta com equipes de médicos, enfermeiros, auxiliares ou técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde que visitam os pacientes em casa. Na unidade, trabalham 3 médicos clínicos do programa, além de 1 ginecologista e 1 pediatra, entre outros profissionais da área administrativa e de enfermagem.

Na atenção básica, além da coleta, as rotinas das UBS´s também passaram a incorporar novos procedimentos, como sistema de acolhimento por parte da enfermagem, adoção de novos protocolos de assistência médica, gerência da UBS junto à recepção e agendas abertas todos os dias.

Unidades onde o UBS Resolve está presente

• Eugênio de Melo (leste)
  • Jardim São José 2 (leste)
  • Residencial União (sul)