Ações do Maio Amarelo focam na participação da sociedade
Atualizado em 26/04/2018 - 18:45
Mobilidade Urbana
Ações do Maio Amarelo começam na próxima semana, em São José dos Campos - Foto: PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Sob o tema “Nós somos o trânsito”, o Maio Amarelo de 2018 traz novamente uma reflexão sobre o papel de cada um na preservação da segurança de todos no trânsito. Nesta proposta, a Prefeitura de São José dos Campos preparou um mês de ações, que atingem desde as crianças aos idosos, do bar a escola, com o intuito de tornar o cidadão joseense um multiplicador de escolhas responsáveis na prevenção de acidentes.

As atividades começam no dia 1º de maio, na Festa do Trabalhador, realizada no bairro Novo Horizonte, na região leste. No local, serão montadas duas tendas, uma com jogos e distribuição de gibis educativos para as crianças e outra direcionada aos adultos, onde será disponibilizado um simulador de embriaguez para alertar os condutores sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool.

Na quarta-feira (2), a orientação é para os profissionais que atuam nas academias ao ar livre. Por meio de uma palestra, realizada por agente de trânsito, das 9h às 11h, no Centro da Juventude, Parque Industrial, região sul, os professores receberão orientações sobre como transitar em segurança pelas ruas para que possam disseminar as informações nos ambientes onde convivem.

Para os professores da rede municipal de ensino, os encontros serão no Cefe (Centro de Formação do Educador), quarta-feira (3), nos períodos da manhã e tarde, onde os educadores assistirão à palestra “Mobilidade segura, atitude de todos”. O objetivo é capacitar os profissionais para que possam levar o tema trânsito para as salas de aula e trabalhar junto aos alunos os conceitos de trânsito seguro.

O mês ainda vai contar com blitze para motociclistas e de Lei Seca, realizadas em parceria com as Polícias Militar, Rodoviária Estadual e Federal, abordagens em escolas e bares, exposição em shopping, palestras nas Casas do Idoso, além de uma caminhada pela mobilidade segura, marcada para o dia 20.

O Maio Amarelo passou a integrar o calendário oficial de eventos do município em 2017.

Campanha

Além das atividades in loco promovidas pela Prefeitura, a campanha do Maio Amarelo também vai contar com postagens nas mídias sociais oficiais, frases educativas nos painéis localizados no Anel Viário e avenida Jorge Zarur, além da tradicional iluminação amarela instalada em prédios públicos como o Paço e a Câmara Municipal.

O movimento

O Maio Amarelo é uma ação global, que busca engajar órgãos públicos, privados e a sociedade civil em ações que chamem a atenção da população para os índice de mortalidade no trânsito e provocar mudanças de atitudes em prol da segurança no trânsito.