1º fórum CIES reúne profissionais da saúde e instituições de ensino
Atualizado em 26/04/2018 - 18:06
Seminário da Saúde na Câmara. 26-04-2018
O evento marca o início de uma série de encontros que visam discutir a integração ensino-serviço-comunidade - Foto: Divulgação

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Cerca de 90 representantes das secretarias municipais de Saúde, instituições de ensino e conselhos municipais de toda a região do Vale do Paraíba e litoral norte se reuniram para discutir e sanar questões sobre a implantação do Coapes (Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde) no 1º fórum CIES (Comissão de Integração Ensino e Saúde). O encontro aconteceu nesta quinta-feira (26), no auditório Mário Covas, da Câmara Municipal de São José dos Campos.

Durante o fórum, os participantes puderam assistir uma série de palestras que abordaram os seguintes temas: o objetivo e missão do CIES; a construção do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde em São José dos Campos; o Plano de Educação Permanente em Saúde e o papel do Centro Formador de Pessoal para a Saúde (Cefor) e Escola Técnica do SUS.

Também foi apresentado por representantes do Cefor o modelo de funcionamento e a importância da participação ativa de instituições de ensino na Comissão de Integração Ensino e Saúde para proporcionar aos alunos da área de saúde um ensinamento prático integrado aos princípios e diretrizes do SUS e tendo como eixo a abordagem integral do processo de saúde-doença.

O evento marca o início de uma série de encontros que visam discutir a integração ensino-serviço-comunidade, formado por trabalhadores, gestores, usuários e instituições de ensino com cursos na área da saúde.