Alunos têm experiência como jornalistas na produção de informativo
25/04/2018 - 18:13
Desenvolvimento do Projeto de Jornal  da Emef Professora Jacyra Baracho  24 04 2018
Os futuros jornalistas responsáveis pelo jornal "Fala, Jacyra" fazem reuniões de pauta para discutir temas relevantes do informativo - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Um grupo formado por alunos da Jornada Ampliada da Emef Profª Jacyra Baracho, que fica no Jardim Veneza, região sul de São José dos Campos, se transformou em jovens jornalistas durante o projeto Ateliê de Comunicação. Cerca de 30 estudantes, do 6º ao 9º ano da escola, estão envolvidos na produção de um jornal para a escola. A primeira edição do “Fala, Jacyra” foi distribuída nesta quarta-feira (25) e, em breve, o informativo terá versão digital, no blog da escola, e versão em rádio, que será transmitida ao vivo durante intervalo das aulas. 

O “Ateliê da Comunicação” faz parte de um projeto extracurricular, onde a participação é voluntária e acontece no contraturno das aulas, como parte das ações da Jornada Ampliada. A ideia do jornal surgiu dos próprios alunos que desejam comunicar em uma linguagem jovem e atual os fatos considerados importantes pelos demais estudantes da escola. Os jovens jornalistas, que atuam como editores, diagramadores, fotógrafos, repórteres e radialistas, têm entre 11 e 13 anos.

“A gente discutiu sobre o projeto e a maioria concordou em fazer um jornal. Sou o editor, ajudo a organizar as pautas, escolher os temas e verifico os textos prontos”, disse o aluno Augusto Magalhães de 10 anos, do 6º ano. 

Todo o processo de produção do informativo, desde o levantamento de pautas, entrevistas, produção de conteúdo e de fotos até a diagramação é feito pelos estudantes, com supervisão e orientação da professora de Português, Patrícia Pena. O periódico da escola contou ainda com um mascote, o "Bolinho", criado pelo diagramador e chargista do 6º ano, o Ângelo Pinna, de 11 anos. "Eu desenho desde que nasci, praticamente, então, sugeri que o nosso mascote do jornal fosse o meu hamster, como uma homenagem, pois ele morreu ano passado e eu sempre o desenhei. Agora ele é nosso mascote", contou Ângelo. 

Além da versão impressa, os alunos estão preparando uma versão digital que será em formato de blog e um programa semanal de rádio, com duração de 10 minutos. Entre os assuntos abordados pelo jornal estão dicas de estudo, agenda cultural, listas de séries de televisão e filmes, curiosidades e assuntos voltados ao interesse dos adolescentes, como gírias e os 'memes' da internet. 

A experiência permite que os alunos vivenciem valores importantes como trabalho em equipe, diálogo, respeito, responsabilidade, entre outros. "A escolha deles já foi interessante, de optar pelo jornal no projeto de comunicação, e então eles foram se envolvendo em todo um processo coletivo. Mais do que a matéria em si, eles estão aprendendo a conviver e a trabalhar em equipe, a discutir ideias e, o que eu acho mais bonito, se construindo enquanto pessoas. Ver o empoderamento deles é muito lindo”, comentou a professora. 

E em meio a reunião de pauta do "Fala, Jacyra", alguns alunos se destacam pelo interesse em ser jornalista no futuro. "Quero ser jornalista porque acho justo que as pessoas conheçam e saibam o que acontece no mundo e na cidade delas, quero mostrar para as pessoas a História e apresentar as coisas que acontecem, levando informação”, disse a aluna e editora do jornal, do 6º ano, Emily Fernandes, de 11 anos.

Para o Augusto Magalhães "é importante noticiar para as pessoas". "Como elas vão saber se há algo importante acontecendo? Tem que levar a informação”, destacou. 

Efeti

Atualmente, 11 escolas de ensino fundamental de São José dos Campos oferecem a Jornada Ampliada da Efeti (Escola de Formação em Tempo Integral) para cerca de 2.400 alunos, de 6 a 14 anos, em todas as regiões da cidade. Os alunos também participam de aulas de Acompanhamento Pedagógico de Matemática, Acompanhamento Pedagógico de Português, arte, cultura, esporte e lazer.

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania