Prefeitura realiza ação que une solidariedade e empreendedorismo
Atualizado em 24/04/2018 - 17:10
Aula de Perucas Lúdicas no GACC. 24-04-2018
Na manhã desta terça-feira (24), mães começaram a confeccionar perucas e toucas lúdicas de fios, feitos em crochê para presentear meninas e meninos atendidos pelo Gacc - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Lã, agulha e muitos pontinhos, feitos um a um, transformando sonhos em realidade. Foi assim o primeiro dia da ação “Confeccionando Amor”, realizada no Grupo de Assistência à Criança com Câncer (Gacc) e no Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América), na região sul de São José, uma iniciativa da Prefeitura de São José dos Campos por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão e do Fundo Social de Solidariedade.

Na manhã desta terça-feira (24), mães começaram a confeccionar perucas e toucas lúdicas de fios, feitos em crochê para presentear meninas e meninos atendidos pelo Gacc. Um presente não apenas para as crianças, mas para os responsáveis que os acompanham no tratamento contra o câncer.

Lilian Sousa Rodrigues, 38 anos, que fica com o sobrinho, internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), disse que dias como esse são importantes para aliviar os momentos de estresse. “Eu passei a noite na UTI, esse é um momento em que a gente esquece as coisas pesadas, aquela canseira e começamos a olhar por outro lado. Quando estamos todos juntos parece que a dor ameniza. Todos aqui estão passando por algum probleminha, não estamos aqui à toa. Mas com isso, nos sentimos melhor. Aqui é um lugar abençoado”, afirmou.

Trabalhar a questão do cabelo de forma lúdica é uma maneira de trazer leveza para um período tão difícil, principalmente para as meninas. “A ação trabalha essa dificuldade do tratamento do câncer de forma muito positiva com as perucas das princesas. Além disso, esse é um momento de troca de experiências, é muito benéfico”, comentou Rosemary Sanz, presidente do Gacc. Ela ainda falou sobre a importância de parcerias como essa com a prefeitura, “não temos recursos para produzir essas perucas, para comprar os medicamentos de última geração e não teríamos recursos para manter este hospital. Se hoje somos referência é porque tudo é feito por meio de parcerias. Só assim conseguimos fazer a diferença na vida dessas pessoas atendidas pelo Gacc”, enfatizou.

Além de trabalhar a solidariedade, o objetivo desses três dias de ação é promover o empreendedorismo por meio de aulas que serão ministradas nos Cras´s (Centros de Referências da Assistência Social) Anhembi, Centro e Alto da Ponte. Uma nova perspectiva para melhorar a renda familiar e gerar multiplicadores dessa arte que tem como único pré-requisito, saber crochetear.

“Em primeiro lugar eu adoro artesanato e poder ajudar essas crianças que passam por uma situação delicada, é maravilhoso. Além disso, aprendendo direitinho, vou poder ganhar um dinheirinho. Estou gostando muito de poder participar de um projeto como esse. É muito importante para nós”, comenta Margareth Carneiro Machado, 60 anos, moradora do bairro Jardim Satélite.

As aulas foram ministradas por uma representante de uma indústria têxtil do Brasil e que trouxe para o país esse projeto internacional, que une crochê e apoio às crianças com câncer.

A ação "Confeccionando Amor" terá mais uma edição ainda este ano, a partir do segundo semestre, quando os multiplicadores darão cursos nos Cras Vista Verde, Parque Santa Rita, Novo Horizonte, Dom Pedro e Eugênio de Melo, na região leste. Na segunda edição, o foco será o empreendedorismo vislumbrando o mercado de festas infantis. Todos os cursos são abertos à comunidade.

GACC

Das 8h30 às 11h30