Museu Municipal recebe curso sobre História da Arte Ocidental
Atualizado em 24/04/2018 - 16:25
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Fachada do Museu Municipal, onde terá início, em maio, o curso sobre a História da Arte Ocidental - Foto: Paulo Amaral/FCCR - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo realizará, de 19 maio a 16 de junho, no Museu Municipal de São José dos Campos, o primeiro módulo de um curso gratuito sobre a História da Arte Ocidental – ‘Da pré-história à arte contemporânea’. As vagas são limitadas (60) e para participar é necessário ter mais de 18 anos.

As inscrições podem ser feitas a partir desta quarta-feira (25) e até as 17h do dia 18 de maio, pela internet ou pelo telefone 3921-7587. As aulas acontecerão aos sábados, das 10h às 13h30, no auditório do museu.

A iniciativa marca a participação do Museu Municipal na programação da 16ª Semana de Museus (de 14 a 20 de maio), organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio).

Informação e formação

O curso será ministrado pela professora e produtora cultural Danielle Nastari, mestre em Estética e História da Arte, e terá dois módulos, um independente do outro. Neste primeiro módulo será feita uma introdução aos cinco elementos fundamentais da construção imagética – linha, plano, volume, luz e cor – e suas dinâmicas visuais, bem como à produção artística da pré-história ao barroco.

Danielle descreve o curso como um ‘passeio informativo e formativo’, onde os participantes terão que se colocar no contexto das pessoas da época em que a obra foi feita, criando conexões com as informações e tirando suas próprias conclusões. “A proposta é ensinar os fundamentos da leitura de imagens e, a partir disso, traçar um panorama introdutório da história da arte ocidental, da pré-história ao século XX”, explicou.

Perfil

Danielle Misura Nastari é graduada em Artes Visuais pela FAAP, especialista em Gestão de Projetos Culturais pela USP, mestre e doutoranda em Estética e História da Arte, também pela USP, e pesquisadora visitante da Universidade de Princeton. Atua como professora em cursos de graduação e pós-graduação e produtora cultural na elaboração e execução de projetos de ensino, voltados às áreas de artes visuais, design e moda.

Museu Municipal de SJC

Praça Afonso Pena, 29 – Centro

(12) 3921-77587


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×