Alunos da escola infantil do Monterrey recebem doação de livros
Atualizado em 24/04/2018 - 16:51
Alunos da escola infantil do Jardim Monterrey recebem doação de livros
Funcionários da Revap, refinaria vizinha à escola infantil do Monterrey, doaram 250 livros infantis aos alunos do bairro - Foto: PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Os alunos da Emei Denise Prates Fernandes Rocha, que fica no Jardim Monterrey, região leste de São José dos Campos, tiveram uma manhã especial nesta terça-feira (24) com a doação de cerca de 250 livros infantis feita por funcionários da Revap (Refinaria Henrique Lage), vizinha à escola. Os livros vão somar no acervo da Sala de Leitura e ficarão disponíveis para os alunos que estudam na unidade. A ação acontece no mês de abril em que se comemora o Dia Nacional da Leitura Infantil.

Os exemplares foram adquiridos em uma ação voluntária entre os funcionários da Petrobras como parte dos projetos de responsabilidade social que buscam contribuir com a comunidade ao redor da Revap e, neste caso em especial, incentivar a leitura entre as crianças.

Reunidas no pátio, os alunos do período da manhã receberam os livros com surpresa e alegria e, ao serem questionados pela diretora se "criança gosta de livro?", responderam com um forte e longo "sim". “Para a gente, esta ação é vista como um presente importante e especial que recebemos hoje para as crianças", comentou Paola Nunes Boccalari, mãe da aluna de 2 anos, Amanda Nunes Boccalari, que estava presente na entrega dos livros.

“Os livros vieram em uma boa hora, estamos começando o projeto Comunidade Leitora em que as crianças levam um livro para ler em casa, com a família, e depois de um tempo podem trocar de exemplar. Levando leitura para as famílias das crianças, acreditamos que vamos possibilitar que esta leitura chegue a toda comunidade, gerando bons hábitos”, disse a professora de Sala de Leitura da escola do período da manhã, Marlene Parrilla.

A Emei Profª Denise Prates Fernandes Rocha foi entregue às famílias moradoras do Jardim Monterrey em setembro do ano passado. A escola tem capacidade para atender cerca de 650 crianças, de 0 a 5 anos de idade. Além desta unidade, foram entregues para a população outras três escolas infantis em 2017, que atendem os bairros: Santa Edwiges e Campo dos Alemães, ambos na região sul, e Alto da Ponte, na região norte.

Em abril deste ano, mais uma escola infantil, com capacidade para 750 alunos, foi entregue. O novo Centro de Educação Infantil (Cedin) Maria Aparecida Segolin Rezende, localizado no Residencial Pinheirinho dos Palmares, atende as famílias moradoras dos bairros Vila Adriana, Pernambucano e região.

Novas vagas

Para atender a demanda por escolas infantis na cidade, a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, assinou convênio de parceria com o Governo do Estado para a construção de duas novas escolas de educação infantil.

As unidades infantis irão atender cerca de 600 crianças de famílias moradoras dos bairros Paineiras I (região leste) e Bosque dos Eucaliptos (região sul). Cada unidade deverá receber cerca de 300 alunos, com idades entre 0 e 3 anos, a partir do próximo ano. O convênio das duas construções é de cerca de R$5,4 milhões.

O bairro Setville Altos de São José, também na região leste, receberá uma nova unidade, que está em construção. Mais de 200 crianças serão atendidas no local, que é de responsabilidade da Setcorp Empreendimentos, responsável pelo investimento como contrapartida de seu negócio imobiliário.

Os bairros foram selecionados de acordo com a demanda local. O projeto das obras e o cronograma de atividades estão sendo definidos pela Prefeitura.

A rede de ensino de São José passa por obras de construção e ampliação das escolas. Essas melhorias deverão gerar 3.880 novas vagas na educação infantil, em comparação com o ano passado, são quase 200 vagas geradas a mais. Seis escolas infantis deverão passar por reforma e ampliação durante este ano em toda rede. As melhorias têm por finalidade oferecer mais conforto e segurança aos alunos, entre as benfeitorias estão: ampliação de salas de aula, reformas nos banheiros, refeitórios e áreas de recreação das escolas e readequação dos espaços das unidades.