Caged revela saldo positivo de emprego em março, em São José
Atualizado em 23/04/2018 - 18:11
Pat
A construção civil, juntamente com o setor de serviços, ajudou a melhorar o saldo de empregos com carteira assinada em São José dos Campos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Dados oficiais divulgados na última sexta-feira (20) pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, revelaram que no mês de março, São José dos Campos obteve uma melhora significativa no saldo empregos em relação a janeiro e fevereiro passados. Pela primeira vez no ano, o saldo de empregos foi positivo em 219 vagas. Em janeiro o saldo foi de (-85) e em fevereiro (-308).

Ajudaram a melhorar o saldo de empregos em março (com carteira assinada) os setores de construção civil (+427) e serviços (+1.061). Os demais setores demonstram discreta recuperação. Para o Caged, o saldo de emprego é o resultado da diferença de admissões e demissões.

Os números do primeiro trimestre desse ano poderiam ter sido ainda melhores para São José dos Campos considerando-se, sobretudo, as contratações feitas no setor público, em torno de 2 mil vagas. Ou seja, o início das obras da Prefeitura para a construção da Via Cambuí e da entrada em operação do Hospital Regional. No entanto, essas vagas foram contabilizadas pelo Caged nas respectivas cidades dessas empresas.

Evolução 

Na avaliação dos últimos três anos, em 2015, os dados do Caged indicaram que São José dos Campos registrou saldo negativo de (-10.062) empregos e, em 2016, o saldo também foi negativo, em (-8772). O resultado de 2017 revelou saldo negativo de empregos de 2.187 contratações, revelando uma melhoria em torno de 50% em relação a 2015.

Pró-Trabalho

Em apoio à empregabilidade, a Prefeitura está implementando o Programa Pró-Trabalho. O objetivo é proporcionar aos munícipes que estejam em situação de desemprego e vulnerabilidade a chance de recolocação e qualificação para sua reintegração no mercado de trabalho.

De acordo com a proposta que já está disponível no site da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br), poderão ser ofertadas até 2.000 vagas para concessão de bolsa-auxílio qualificação no valor mensal de R$ 1.000, com fornecimento mensal de vale-alimentação no valor de R$ 100. Trata-se de uma importante medida de incentivo à formação e qualificação, onde o bolsista terá cursos e treinamentos oferecidos gratuitamente.

Qualifica São José

Com o objetivo de capacitar o trabalhador para novas oportunidades no mercado, a Prefeitura, por meio do Programa Qualifica São José, tem investido continuamente em cursos gratuitos de capacitação. Inclusive, a Prefeitura tem contratado instituições de renome como Sesi (Serviço Social da Indústria) Senac (Serviços Nacional de Aprendizagem Comercial), Cephas (Centro Educacional Profissional Hélio Augusto de Souza), entre outros, para cursos voltados para a realidade de mercado.

No ano passado, o Programa Qualifica São José formou cerca de 11 mil pessoas em 135 cursos gratuitos de capacitação. A Prefeitura também tem implementado uma nova legislação de incentivos às empresas startups.

Sala do Empreendedor

Tem colaborado também nesses melhores resultados de nível de emprego, a desburocratização da Prefeitura, por meio da Sala do Empreendedor. Atualmente, o empreendedor ganhou mais agilidade na abertura de empresas, inclusive com prazo recorde de até um dia apenas para obtenção do alvará de funcionamento.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

×