Vacinação contra a Influenza começa nesta segunda-feira
Atualizado em 20/04/2018 - 11:40
Vacinação H1N1  20 04 2018
Pessoas acima de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde, professores, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) fazem parte do grupo de risco - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começa nesta segunda-feira (23) em São José dos Campos. As vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 17h até o dia 1º de junho, sendo 12 de maio o Dia de Mobilização Nacional.

A estratégia de vacinação tem como objetivo minimizar a ocorrência da doença, as internações e óbitos atribuídos ao vírus influenza nos grupos mais vulneráveis, ou seja, que têm maior risco de evoluir com complicações.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 90% da população considerada de risco, como as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os povos indígenas, as pessoas acima de 60 anos de idade, os trabalhadores de saúde e os professores.

Também fazem parte do grupo de risco as pessoas portadoras de comorbidades, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A orientação da Secretaria de Estado da Saúde é que os municípios façam um escalonamento da vacinação para os grupos de risco, ou seja, que ela seja feita por etapas.

Assim, a primeira etapa, a partir de 23 de abril, abrangerá os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados e as pessoas com 60 anos ou mais. A partir do dia 2 de maio, serão vacinadas as gestantes, puérperas, crianças (6 meses e menores de 5 anos de idade) e indígenas.

A partir do dia 9 de maio será a vez das pessoas acometidas por comorbidades (portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade), dos professores, dos jovens sob medidas socioeducativas, das pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A doença

A Influenza (gripe) é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e mundiais.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas, por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Os vírus influenza, pertencentes à família Orthomyxoviridae, subdividem-se em três tipos: A, B e C, de acordo com sua diversidade antigênica, podendo apresentar mutações. Os vírus Influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, com duração variável, e frequentemente associada ao aumento das taxas de hospitalização e óbito.

O período de incubação dos vírus influenza varia entre um e quatro dias. A maioria das pessoas infectadas recupera-se dentro de uma a duas semanas. Entretanto, nas crianças, gestantes, puérperas, idosos e pessoas com doenças crônicas, a infecção pelo vírus influenza pode levar às formas clinicamente graves como as infecções respiratórias agudas e pneumonias, com risco de evoluir para óbito.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que, anualmente, 5 a 15% da população mundial seja acometida pelo vírus Influenza.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, este ano, em São José dos Campos, não houve registro de casos confirmados de Influenza. Até o momento, houve 28 notificações (casos suspeitos), sendo 8 negativos (descartados) e 20 aguardando resultados.

Doentes crônicos

Para os doentes crônicos, é imprescindível levar uma solicitação médica que especifique o problema de saúde, que deve estar entre as doenças elegíveis para tomar a vacina. Também pode ser apresentada a última receita médica com a prescrição de medicamentos de uso contínuo que comprove o problema de saúde.

 

Doenças crônicas e condições clínicas com indicação da vacina:

Doença respiratória crônica

- Asma em uso de corticoides inalatório ou sistêmico (moderada ou grave)

- DPOC

- Bronquioectasia; (dilatação irreversível dos brônquios)

- Fibrose Cística

- Doenças Intersticiais do pulmão

- Displasia broncopulmonar

- Hipertensão arterial Pulmonar

- Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade


Doença cardíaca crônica

- Doença cardíaca congênita

- Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade

- Doença cardíaca isquêmica

- Insuficiência cardíaca


Doença renal crônica

- Insuficiência Renal Crônica Grave

- Síndrome nefrótica

- Paciente em diálise


Doença hepática crônica

- Atresia biliar

- Hepatites crônicas

- Cirrose


Doença neurológica crônica

- Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica

- Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: AVC, Indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares

- Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular

- Deficiência neurológica grave


Diabetes

- Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos


Imunossupressão

- Imunodeficiência congênita ou adquirida

- Imunossupressão por doenças ou medicamentos


Obesos

- Obesidade grau III (IMC > 40 para adultos; IMC >= 25 para menores de 10 anos e IMC>= 35 de 10 a 18 anos)


Transplantados

- Órgãos sólidos

- Medula óssea

- Portadores de Trissomias: Síndrome de Down e outras Síndromes

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×