Prefeitura faz operações tapa-buraco em vias com antipoeira
Atualizado em 20/04/2018 - 16:04
Estrada Municipal Ezequiel Graciano e estrada dos Remédios 20 04 2018
Funcionários tapam buracos em estrada de São Francisco que possui revestimento antipoeira - Foto: Divulgação

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos realizou, nesta semana, operações tapa-buraco em estradas do distrito de São Francisco Xavier onde foi aplicado revestimento de antipoeira pela Administração anterior.

O trabalho, que está sendo intensificado pela Secretaria de Manutenção da Cidade com ações toda semana, integra a força-tarefa em ruas, avenidas e estradas municipais onde há necessidade de reparos.

O objetivo é garantir mais segurança para os motoristas e diminuir os transtornos para a população.

O serviço em São Francisco foi realizado nesta quarta-feira (18) e na quinta-feira (19), tapando buracos em um total de cinco quilômetros da Estrada Municipal Ezequiel Graciano e da Estrada dos Remédios. No distrito, no mês passado foi executada ação semelhante na travessa dos Ferreiros.

Na próxima semana, as equipes deverão tapar buracos em vias com antipoeira do Santa Helena, na zona leste.

Força-tarefa

O plano contingencial para agilizar a correção das imperfeições envolve as secretarias de Mobilidade Urbana, Manutenção da Cidade e Gestão Habitacional e Obras.

Enquanto se resolve a questão judicial com a empresa Best Transportes e Construções Ltda, do Pará, as equipes de pavimentação da Secretaria de Manutenção da Cidade estão executando operações tapa-buraco nas vias mais comprometidas de bairros de várias regiões.

Pedidos atendidos

As operações tapa-buraco estão sendo feitas, prioritariamente, os corredores de ônibus e as vias principais, que possuem o maior fluxo de veículos.

O trabalho atende pedidos feitos pelos munícipes por meio da Central 156 e vistorias técnicas realizadas pelas equipes das secretarias de Mobilidade Urbana e de Manutenção da Cidade.

Trabalhos anteriores

Desde fevereiro último, outras vias com antipoeira já tiveram operações tapa-buraco.

Já foram contemplados os bairros Capuava (sudeste), Serrote (leste), Majestic (leste) e Freitas (norte), além da Estrada Municipal Antônio Sá Flor, no bairro São João (norte), com a recuperação de um trecho total de 20 quilômetros.

Processo

O revestimento de antipoeira foi executado pelo governo anterior no segundo semestre de 2016. Desde fevereiro de 2017, no início da atual Administração, a pavimentação tem apresentado falhas em pelo menos metade das vias onde foi aplicado este tipo de revestimento.

A empresa responsável foi notificada oito vezes pela Prefeitura para realizar os reparos no pavimento, já que ainda está no prazo da garantia da obra. Como não tomou providências, a Secretaria de Mobilidade Urbana instaurou um processo administrativo.