Educadores e alunos têm formação para projetos inovadores
Atualizado em 20/04/2018 - 18:42
Avaliação de Matemática PDC_Nova Escola
Cerca de 3000 alunos, dos 5º, 6º e 9º anos de 36 escolas municipais da rede de ensino de São José dos Campos participaram de uma avaliação de matemática durante esta semana. A avaliação é parte das ações previstas no Plano de Desenvolvimento Colaborativo Nova Escola (PDC) e visa medir o impacto da aprendizagem dos alunos e também o ensino. - Foto: PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Cerca de 3.000 alunos, dos 5º, 6º e 9º anos de 36 escolas municipais da rede de ensino de São José dos Campos participaram de uma avaliação de matemática durante esta semana. A avaliação é parte das ações previstas no Plano de Desenvolvimento Colaborativo Nova Escola (PDC) e visa medir o impacto da aprendizagem dos alunos e também o ensino, antes e depois do uso dos planos de aula da Nova Escola. No final do ano, em novembro, outra avaliação será realizada para comparar os resultados obtidos.

Para a rede de ensino municipal, o resultado das avaliações também será uma ferramenta para ajustes e redirecionamento de ações pedagógicas. O PDC resulta da parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cidadania, com a Associação Nova Escola e visa oferecer aos professores acesso a uma plataforma personalizada com planos de aula ajustados com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que foram produzidos por professores especialistas de todo país.

A parceria inclui um cronograma de formações para os professores por áreas do conhecimento, além de atividades práticas para sala de aula.

A rede de ensino municipal de São José dos Campos é uma das seis redes de ensino do Brasil selecionadas para participar do projeto inovador. Durante o programa, uma equipe da Associação Nova Escola irá trabalhar com a formação dos educadores, acompanhar a aplicação prática das aulas e fazer o registro do feedback dos professores sobre o uso dos planos pedagógicos.

O Programa de Desenvolvimento Colaborativo Nova Escola é uma iniciativa da Associação Nova Escola em parceria com a Google.Org e a Fundação Lemann.

Formação Colaborativa

A Secretaria de Educação e Cidadania realizou, nesta sexta-feira (20), uma formação colaborativa para educadores no Cefe (Centro de Formação do Educador). O evento reuniu cerca de 120 educadores, entre Orientadores Educacionais, Orientadores Pedagógicos e membros da equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania.

A formação colaborativa tem por objetivo propiciar o estudo e debate das 10 Competências Gerais da BNCC de forma a preparar os orientadores para que trabalhem com suas equipes em cada unidade escolar.

O evento foi marcado pela criatividade e inovação, divididos em cinco grupos, os educadores passaram por estações que abordavam as competências da BNCC de forma dinâmica com quiz de perguntas e respostas, atividades de expressão cultural com música e dança, rodas de debates e cenários organizados conforme a temática das competências.

Segundo os orientadores que participaram das formações, os momentos são bem elaborados e contribuem para que a teoria estudada seja colocada em prática entre os educadores que, em seguida, poderão possibilitar experiências significativas aos alunos.

Para a Secretaria de Educação e Cidadania, as formações colaborativas são um momento de aprendizado e interação entre educadores que atuarão como multiplicadores em cada unidade escolar da rede municipal atuando em prol da qualidade do ensino.

Sobre a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular é um conjunto de orientações elaboradas pelo Ministério da Educação (MEC) que vai nortear os currículos das escolas públicas e privadas. Através dela se define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os estudantes do país têm de desenvolver ao longo da educação básica, assim como as competências e habilidades que devem ser adquiridas pelos alunos.


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