Crianças da Fundhas participam de palestra com escritor joseense
Atualizado em 20/04/2018 - 17:45
Comemoração Dia do Nacional do Livro Infantil
Crianças prestigiam escritor joseense Sandro Luíz Cuesta - Foto: Divulgação

Quitéria Melo
Fundhas

Nesta sexta-feira (20), 60 crianças de 6 a 13 anos da unidade Sede (Parque Industrial – Rua Santarém, 560) da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) participaram de uma palestra com o escritor joseense Sandro Luíz Cuesta. A vinda do escritor até a unidade foi para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil e trazer um pouco da magia da leitura para cada criança.

Houve um bate-papo com as crianças e um dos alunos fez uma pequena entrevista com Cuesta. Após a entrevista, o escritor fez uma introdução aos poemas, convidou cada professor presente no auditório para recitarem poesias e depois passou a tarefa para os alunos. Todas as poesias lidas foram de seu livro ‘Olhos nos Olhos’ e ao final do evento, Cuesta, deu autógrafo às crianças.

Para deixar o evento mais interessante, a professora Isabel Bezerra, que dá aulas de acompanhamento pedagógico, aproveitou o momento e junto com alguns alunos, interpretaram um dos livros de Cuesta, com uma apresentação de fantoches que deixou o autor muito contente. O livro infantil interpretado foi ‘A Aventura da Garça Sophie’, que conta a história dos animais que vivem nos parques de São José dos Campos.

Cuesta ressaltou, durante o evento, a importância da leitura e como ela dá asas à imaginação, além de mostrar como a poesia lida com o coração e com a emoção. “Acho super positivo as crianças terem esse contato com a poesia, já que o gênero poesia é pouco trabalhado nas escolas. E também acho muito importante ser apresentado aos alunos, os escritores nascidos em de São José. A poesia é o coração, é a exposição do coração. Se você não tem coração, você não consegue cativar as pessoas”.

Ângelo Gabriel Cardoso Ribeiro, de 12 anos, entrevistou Cuesta no início do evento e admitiu que ficou um pouco nervoso, mas ao mesmo tempo gostou muito de ter conhecido um escritor, entender sua obra, como ele cria poesias e quem são os escritores famosos da região.

Outro convidado que marcou presença no evento foi o presidente da Academia Joseense de Letras, Augusto Dias. “O evento aconteceu em meio a muita criatividade por parte do poeta Sandro, que é muito espontâneo e faz poesia muito singela. Soma-se a participação da professora Isabel, muito talentosa e que ajudou a dar brilho ao evento. A interação com os professores e alunos foi muito natural. Dentre os alunos, alguns de mostraram vivamente interessados, participando com espiritualidade”.

Para encerrar a comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, na próxima sexta-feira (27), 15 alunos da unidade Sede, terão o privilégio de visitarem a Biblioteca Pública Cassiano Ricardo (rua Quinze de Novembro, 99 - Centro), às 13h30, onde participarão de uma oficina de narração de história com apresentação musical de Antônio Dias Dutra.

Sobre o escritor 

Sandro Luíz Cuesta,(41), é natural de São José dos Campos e tem parentes cubanos, por isso também é conhecido como Kuba. É formando em Administração de Empresas com habilitação em Recursos Humanos e recentemente concluiu uma extensão em Literatura Afro Brasileira. É também autor e poeta de 4 livros, tem 355 poemas publicados, está prestes a publicar mais 190 poemas e tem mais 3 novos livros a caminho. Desde maio de 2015 tem o privilégio de fazer parte da Academia Joseense de Letras, ocupando a cadeira de número 30, tendo como patrono Arnaldo Antunes.

A Instituição

A Fundhas é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos e atende gratuitamente crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, que participam de atividades no contraturno escolar. Atividades educacionais como música, dança, teatro, artes e uma atenção especial ao reforço escolar. Esporte e cultura também fazem parte do dia a dia dos alunos, que ainda aprendem a cuidar do meio ambiente.


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas

×