Crianças da Fundhas aprendem a importância dos alimentos saudáveis
Atualizado em 19/04/2018 - 12:04
Crianças da unidade Karla Pryscila no Centro Ambiental
Crianças da unidade Professora Karla Pryscila levam para casa bananas e mudas de morango - Foto: Divulgação

Quitéria Melo
Fundhas

Alunos de 6 a 12 anos, da unidade Professora Karla Pryscila Nunes de Oliveira, no Alto da Ponte (região norte de São José dos Campos), da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) estão aprendendo sobre a importância de consumir alimentos saudáveis, dentro da disciplina de Promoção da Saúde e Cidadania.

Logo após a aula teórica, as crianças fazem um percurso pelo Centro Ambiental e Empreendedorismo Ecológico (rua Santarém, 560 – Parque Industrial, na região sul), passando por um minhocário para aprender sobre a decomposição do solo; por uma composteira, onde descobrem como transformar lixo orgânico em adubo; e aproveitam para colher pimentas cambuci, plantar brócolis e semear espinafre, escarola, rúcula, rabanete, cenoura, chicória e espinafre.

Futuramente, quando esses vegetais estiverem prontos para serem colhidos, todas as crianças que participaram da atividade vão recebê-los maduros para que sejam consumidos em casa. 

O objetivo da atividade é que as crianças entendam mais sobre o consumo de alimentos saudáveis e os nutrientes que possuem. Além disso, as crianças têm a oportunidade de  aprender sobre cadeia alimentar, produção de produtos orgânicos, a origem dos nutrientes, compostagem, matéria orgânica e microrganismos.

O aluno Vitor Hugo da Silva, 9 anos, disse que a parte mais divertida foi poder plantar brócolis e aprender que todas as plantas sugam nutrientes do solo.

Essa também foi a primeira vez que Ana Carolina Santos Teixeira, 12 anos, foi ao Centro de Educação Ambiental e Empreendedorismo Ecológico (rua Santarém, 560 – Parque Industrial) da instituição. Ela se mostrou interessada por tudo o que aprendeu de novo, como por exemplo a importância do adubo orgânico, do plantio de cenouras e da colheita de pimentas cambuci. Ana Carolina garantiu que sua alimentação em casa é bem saudável, com direito a cenoura, alface, tomate e muitas frutas. 

O técnico em agropecuária Juliano Sousa, coordenador do Centro, afirmou que é extremamente importante que todos saibam como reconhecer um solo rico em nutrientes e o valor dos microrganismos na disponibilização dos nutrientes no solo para as plantas, gerando alimentos mais saborosos e nutritivos. “Sabendo escolher um alimento de boa qualidade refletirá no futuro de nossas crianças, atendendo ao objetivo de transformá-los em adultos mais conscientes e saudáveis”.

Ao final da ação, as crianças levaram para casa algumas bananas e mudas de morango, do próprio Centro Ambiental. 

O Centro de Educação Ambiental e Empreendedorismo Ecológico

O Centro de Educação Ambiental e Empreendedorismo Ecológico foi inaugurado no dia 31 de outubro de 2017 e serve de plataforma para o desenvolvimento de ações empreendedoras, com base na sustentabilidade, oferecendo um aprendizado diferenciado a alunos e profissionais da Fundhas e Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza). 

A Fundhas

A Fundhas é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos e atende gratuitamente crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, que participam de atividades no contraturno escolar. Atividades educacionais como música, dança, teatro, artes e uma atenção especial ao reforço escolar. Esporte e cultura também fazem parte do dia a dia dos alunos, que ainda aprendem a cuidar do meio ambiente.


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas

×