Angoleiros do Sertão se apresentam na Feira Noturna nesta quarta
Atualizado em 18/04/2018 - 17:49
Cultura na Feira  18 04 2018
A apresentação acontece pelo Projeto Cultura na Feira, nesta quarta (18), na Feira Noturna do Parque da Cidade e tem início às 19h - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Sob a orientação da treinel Carla Natureza, que dá aulas de capoeira no Centro Cultural Clemente Gomes e é integrante do grupo, os Angoleiros do Sertão apresentam a Capoeira Angola, que possui uma forte ligação com a tradição cultural africana e é a que mais se aproxima da capoeira praticada pelos escravos. A técnica utiliza três berimbaus (Berra boi, Gunga e Viola), pandeiro, agogô, reco reco e atabaque.

O grupo também apresenta uma Roda de Samba Rural, que traz o som do batuque, com um ritmo puxado conhecido como cavalgada, para animar quem passa pela feira e também valorizar essa outra vertente do samba que faz parte da cultura popular. Ele utiliza dois timbals, um caxixi e dois pandeiros.

A apresentação acontece pelo Projeto Cultura na Feira, nesta quarta (18), na Feira Noturna do Parque da Cidade e tem início às 19h. A atividade é totalmente gratuita e aberto aos públicos de todas as idades.

Segundo a treinel Carla Natureza, as apresentações são “manifestações da cultura popular” e convida o público a, não só assistirem, mas também a participarem das rodas e interagirem com os Angoleiros.

A Feira Noturna do Parque da Cidade existe desde julho de 2014 e é uma iniciativa da Prefeitura com a Associação Profissional dos Feirantes de São José dos Campos, atendendo aos pedidos dos próprios feirantes e da comunidade. A feira passou a ser ponto de encontro de famílias e jovens da cidade.

Projeto Cultura na Feira

O projeto Cultura na Feira é realizado toda terceira quarta-feira do mês, na Feira Noturna do Parque da Cidade, pois é idealizado e conduzido pelo Centro Cultural Clemente Gomes em parceria com o grupo Angoleiros do Sertão. Com o objetivo de levar a cultura regional para os visitantes, a prática é totalmente gratuita e aberta à população.

Av. Olivo Gomes, 100 - Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-7300/7341