Escolas comemoram o Dia Nacional do Livro Infantil
Atualizado em 17/04/2018 - 16:43
A professora de Sala de Leitura da Emei Zilda Costa, no Parque Santa Rita (região sudeste), comemorou a data com um piquenique literário nesta terça-feira (17).
Alunos do Pré I da Emei Zilda Costa de Oliveira, no Parque Santa Rita (região sudeste), realizaram piquenique literário nesta terça-feira (17) - Foto: PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

A Emei Profª Zilda Costa de Oliveira, no Parque Santa Rita, região sudeste de São José dos Campos, realizou durante todo o mês de abril atividades especiais voltadas ao mundo dos contos do escritor Monteiro Lobato e outras obras literárias infantis, em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil e aniversário de Lobato, comemorados na quarta-feira (18).

Nesta terça-feira (17), a atividade contou com uma leitura especial ao ar livre. Os alunos do Pré I, se divertiram ao som das histórias do livro “Reinações de Narizinho” em um piquenique literário.

A professora de sala de leitura, Sandra Poli, explicou a importância das obras de Lobato. “Este ano vamos trabalhar com livros de vários autores infantis, afim de despertar a atenção das crianças e a curiosidade. Nós decidimos começar por Monteiro Lobato, que é um exemplo para vários outros autores. Essa foi uma decisão muito certa, pois a nossa ideia é a de resgatar o gosto pelo livro, pela leitura e o imaginário, e as crianças receberam muito bem as histórias do autor”, afirmou a professora.

As crianças ouviram as histórias e ainda brincaram com fantoches de personagens de Monteiro. A aluna Bianca Barbosa, de 4 anos, conta qual foi a história que mais lhe chamou atenção. “A história que eu mais gostei foi a da Emília. Eu amo essa personagem porque ela é colorida, falante e é uma boneca. Gosto das aventuras que ela tem com a Narizinho e Pedrinho”, disse a aluna.

O escritor Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, no Vale do Paraíba. Suas obras infantis constituem aproximadamente a metade da sua produção literária, com contos sobre Narizinho, Pedrinho, Emília, entre outros personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Comemorações e doação de livros

As comemorações do Dia Nacional do Livro Infantil e do Aniversário de Monteiro Lobato estão sendo feitas em diversas escolas da rede municipal de ensino.

Nesta quarta-feira (18), às 14h30, os alunos da Emef Profº Hélio Walter Bevilacqua, no Jardim República (região sul) irão comemorar o dia com apresentação teatral sobre histórias do escritor Monteiro Lobato, estações literárias, com atividades voltadas à leitura e receber também uma escritora infantil para conversar com as crianças. Cerca de 300 livros infantis serão doados aos alunos da escola.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania