Adolescentes da Fundhas fazem visita fábrica de chocolates
Atualizado em 18/04/2018 - 10:50
Unidade Profissionalizante Eugênio de Melo
Adolescentes da Unidade Profissionalizante Eugênio de Melo fazem visita à fábrica da Nestlé - Foto: Divulgação

Quitéria Melo
Fundhas

Crianças e adolescentes das unidades Profissionalizante Eugênio de Melo (região leste) e Professora Karla Pryscila Nunes de Oliveira (região norte), da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), fizeram uma visita à fábrica de chocolates Nestlé, na cidade vizinha de Caçapava, nesta última segunda-feira (16).  

O objetivo da visita técnica foi estimular a frequência e a participação nas aulas de língua portuguesa e a presença no projeto Soletrando, proposto pela professora do curso. A atividade visa a questão do auxílio na alfabetização e apoio ao acompanhamento escolar. Além disso, firma o compromisso com as atividades sócias educativas.

O passeio também proporcionou aos jovens o conhecimento sobre o funcionamento dos setores administrativos e operacionais de uma fábrica, aprendizagem que será útil no futuro em sua inserção como aprendiz nas empresas. Durante todo o percurso, ao passarem pelos corredores da fábrica, os jovens tiveram uma visão mais ampla de como cada setor funciona, desde a administração até a exposição do produto, podendo também tirar dúvidas.

Verônica dos Santos Batista, 17 anos, acabou de ser tornar jovem aprendiz e contou que ao conhecer uma empresa tão grande de perto contribuirá para seu novo trabalho. Ela nunca tinha ido a uma fábrica de chocolates antes e gostou da experiência de ver aonde é fabricado os chocolates, a história da Nestlé e como surgiram os primeiros chocolates.

Para Rafaela Aparecido Claro de Oliveira, também de 17 anos, o que mais chamou sua atenção foi o processo de como o chocolate é feito e como as máquinas funcionam, sem ninguém para operá-las, a intervenção humana ocorre somente quando há algum problema durante a operação. “As máquinas trabalham por si só, elas são 'inteligentes'. Outra coisa que gostei bastante foi a área administrativa e observar as demais partes de uma fábrica, daí tivemos uma visão de como é trabalhar em uma indústria e como funciona cada setor”.

A Instituição

A Fundhas é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos e atende gratuitamente crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, que participam de atividades no contraturno escolar. Atividades educacionais como música, dança, teatro, artes e uma atenção especial ao reforço escolar. Esporte e cultura também fazem parte do dia a dia dos alunos, que ainda aprendem a cuidar do meio ambiente além de participar de visitas monitoradas.


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas

×