Qualifica quadruplica vagas no primeiro trimestre deste ano
Atualizado em 16/04/2018 - 12:11
Qualifica
Os cursos do Qualifica visam a geração de renda e vão desde brigadeiro gourmet à capacitação em robótica - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

O programa Qualifica São José, de cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura, fechou o primeiro trimestre deste ano com 28 cursos de capacitação do qual participaram 2.610 pessoas. No mesmo período do ano passado, foram oferecidos 12 cursos para 590 inscritos. Em número de alunos, o total de atendidos quadruplicou em relação ao primeiro trimestre de 2017.

O crescimento do número de cursos foi de 133,3% e o de alunos inscritos, no período, atingiu um crescimento de 342,3%. Até a semana passada, com o fechamento da primeira quinzena de abril, o número de inscritos subiu para cerca de 2.800 pessoas.

Neste ano já foram realizados cursos de hidráulica, comunicação e postura profissional, rotinas de administração, marketing pessoal e brigadeiro gourmet.  Os cursos visam a geração de renda, com enfoque para as necessidades do mercado. A coordenação dos cursos é da Secretaria de Inovação e desenvolvimento Econômico.

Podem se inscrever nos cursos do Qualifica pessoas com idade a partir de 18 anos e moradores de São José dos Campos. A inscrição não garante vaga, já que o critério de seleção é socioeconômico.

Os cursos são contratados pela Prefeitura e consideram as tendências do mercado. Atualmente, os cursos ministrados pelo Sesi (Serviço Social da Indústria), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e a empresa Tigre. A maioria dos cursos são presenciais e somente o de Postura e Imagem Profissional é na categoria EAD (Ensino a Distância).

A partir do segundo semestre devem ter início os cursos gratuitos do Qualifica em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

No ano passado, o Qualifica totalizou cerca de 140 cursos oferecidos, em diversas áreas, além de palestras regulares de orientação. Foram atendidos aproximadamente 11 mil inscritos. A expectativa é que este número de atendimentos seja superior nesse ano.

Cursos com inscrições abertas

Inovação e Criatividade – SESI
até 19/04/2018

Especial Junino (comidas típicas) – SESI
19/04/2018

Princípios do Bombeamento de Líquidos – CEPHAS
até 23/04/2018

Ética e Profissões – CEPHAS
até 01/05/2018

Postura e Imagem Profissional EAD – CEPHAS
até 16/04/2018

Inscrições
As inscrições devem ser feitas por meio do site da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br/qualifica) ou pela Central 156.