Iniciativa de servidores permite reencontro de mãe e filho após 21 anos
Atualizado em 25/06/2020 - 10:56
Servidor encontra a mãe depois de 20 anos
A ação de colegas de trabalho proporcionou um dia de muita emoção para mãe, filho e demais familiares - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

O último domingo (15) foi um dia de muita emoção para Márcio Aparecido Mesquiades, de 43 anos, auxiliar de serviços gerais que trabalha há 16 anos na Prefeitura, por meio da Urbam (Urbanizadora Municipal).

Por iniciativa voluntária de seus colegas de trabalho, ele teve a oportunidade de rever a mãe após 21 anos de distanciamento. Nesse período, ele foi criado pela avó.

Tudo começou por intermédio de seu chefe imediato Antonio Marcos do Nascimento, líder operacional, que se sensibilizou com sua situação, pois Márcio não estava feliz com esse distanciamento.

Decidido a tentar uma reaproximação, Antonio Marcos e um grupo de colegas, também auxiliares de serviços gerais da Secretaria de Manutenção da Cidade decidiram então aceitar o desafio de buscarem o máximo de informações possíveis que pudessem proporcionar um reencontro entre filho e mãe, para um recomeço na vida de ambos.

Após pesquisarem muito, descobriram que a mãe Neusa Ferreira Mesquiades mora em Caçapava, não muito distante do filho. Isto foi uma grata surpresa para o início do desafio dos amigos solidários.

De posse dessa informação, não tiveram dúvidas e, no dia 7 de abril, os amigos foram em busca da mãe de Márcio Aparecido.

Encontraram a sua residência e conversaram muito, juntamente com outros familiares. Houve então concordância para o encontro em São José dos Campos. Embora ambas as partes tiveram seus motivos para o rompimento, isto tudo deveria ser deixado para trás e uma nova vida para ambos ser reiniciada.

O grande dia

Ficou decidido então que o reencontro seria no dia 15 de abril, no salão social do Centro Poliesportivo da Vila Tesouro, na região leste de São José.

Márcio Aparecido não sabia de nada. Tanto que para poder levá-lo ao local, seu chefe lhe deu uma ordem de serviço para execução de limpeza na área verde do Poliesportivo. No caminho, o chefe contou o segredo e disse que, no salão social do Poliesportivo, sua mãe e demais familiares estariam esperando-o.

Aí começou a emoção. Salgados e refrigerantes à mesa adquiridos pelos colegas auxiliares de serviços gerais e, às 11h, ele teve a grande surpresa.

Sua mãe e familiares estavam ali para abraçá-lo e dispostos a recomeçar a vida familiar.

Ambos se abraçaram e choraram muito, pediram desculpas e se mostraram dispostos a deixar os problemas do passado para trás.