Conexão Juventude e Ação beneficia mais de 800 pessoas na região leste
Atualizado em 16/04/2018 - 17:53
Primeiro Conexão e Ação - Parque Alambari no Campos de São José. 14-04-2018
Corte de cabelo gratuito foi o serviço mais procurado no Parque Alambari, no Campos de São José, região sul - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A edição especial do Conexão Juventude e Ação, realizada no último sábado (14), no Parque Alambari, na região leste de São José dos Campos, levou prestação de serviços gratuitos a um total de 819 pessoas.

Os moradores do bairro Campos de São José e adjacências, com destaque para os jovens, puderam se beneficiar de atividades como cortes de cabelo, cadastro no sistema de estágio do CIEE (Centro Empresarial Empresa Escola), avaliações físicas individuais, vacinação contra a febre amarela, entre outros.

De acordo com a Defesa Civil, cerca de 2.500 pessoas passaram pelo evento, que contou ainda uma programação de recreação e lazer, com shows musicais, estande de games, oficinas de slackline e história em quadrinhos, Rua de Lazer e brinquedos gigantes.

Segundo os organizadores, o evento atendeu as expectativas e a ideia é ampliar os serviços e expandir ainda mais os atendimentos para outras regiões da cidade.

O atendimento voluntário a quem queria ‘dar um trato’ no visual foi o mais procurado: 152 munícipes cortaram o cabelo com barbeiros profissionais. Os atendimentos realizados pela Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), como informações sobre cyberbulling e o Cephas, também foram destaque, com 158 procuras.

As avaliações físicas básicas gratuitas feitas pelo Cmaf (Centro de Medidas e Avaliação Física) também fizeram sucesso e beneficiaram 96 pessoas no Parque Alambari. Outros serviços como atualização e cadastro habitacional, informações sobre plantas populares, Cras (Centro de Referência de Assistência Social), distribuição de preservativos e atendimentos no Procon também somaram bons resultados.

A próxima edição do Conexão Juventude está programada para 28 de abril, no Conjunto Elmano Veloso, na região sul. A programação será divulgada pelo site da Prefeitura.

Vitrine para a juventude
O Conexão Juventude dá espaço a todo movimento jovem que queira desenvolver projetos artísticos, culturais e esportivos, de forma gratuita.

Inspirado no antigo Ação Juventude, a edição especial do Parque Alambari tem o objetivo de oportunizar o acesso às diversas atividades socioeducativas, além de oferecer serviços básicos à população.

Neste ano, o evento já teve quatro edições e visitou as regiões leste, sudeste e norte de São José dos Campos. Em 2017, o Conexão passou por todas as zonas do município, incluindo os distritos de Eugênio de Melo e São Francisco Xavier. Em 10 edições no ano passado, mais de 17 mil pessoas participaram.