Conexão Juventude e Ação mobilizam o Parque Alambari
Atualizado em 16/04/2018 - 09:50
Primeiro Conexão e Ação - Parque Alambari no Campos de São José. 14-04-2018
Moradores se divertem no Conexão Juventude e Ação na zona leste - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Muito lazer, esporte, cultura, animação, música e prestação de serviços marcaram a edição especial do Conexão Juventude e Ação, realizada pela Prefeitura de São José dos Campos neste sábado (14) no Parque Alambari, no Campos de São José (região leste).

Pela primeira vez, em um mesmo espaço e ao mesmo tempo foram disponibilizados diversos serviços gratuitos aos moradores e orientações nas áreas habitacional, social e profissional. Também foram realizados atendimentos de estética e saúde.

Ainda houve shows musicais, rua de lazer, brinquedos gigantes, estande de games e clínicas esportivas do programa Atleta Cidadão, entre outras atrações já consagradas do Conexão.

Passeio em família

Moradora do Campos de São José, a operadora de vendas Jéssica Silva, 26 anos, aproveitou para levar o filho de 7 anos para cortar o cabelo. Ela ficou satisfeita com o resultado. "Eu e meu filho viemos passear no parque, e ele ainda cortou o cabelo de graça, além de ter brincado bastante. É muito bom quando a Prefeitura disponibiliza estes serviços porque eles ajudam muitas pessoas."

Já a cabeleireira Maria Soneide, 35 anos, tirou dúvidas sobre direitos do consumidor. "Com o trabalho, nem sempre dá tempo de ir ao Procon durante a semana. Aproveitei e já tirei minhas dúvidas aqui mesmo. Foi bem rápido e prático."

Para Maria, o dia foi completo. "Agilizei a solução do meu problema no Procon e meu filho de 15 anos trabalhou cortando o cabelo das pessoas. Ficamos muito felizes."

O soldador Jovane Henrique Conceição, 34 anos, levou a família para passear e curtir as atrações do Conexão Juventude e Ação. Ele esteve no Parque Alambari com a mulher, a filha de 1 ano e 2 meses e a sogra.

"Foi um passeio muito divertido. O Parque Alambari é muito legal, e ficou ainda melhor com o Conexão Juventude e Ação. Teve opções de lazer para toda a família."

Serviços gratuitos

Entre as diversas tendas de prestação de serviços, estiveram presentes profissionais para atender os munícipes com interesse em fazer o cadastramento habitacional do município ou ter direito à planta popular, programa da Prefeitura que oferece projetos gratuitos.

Na parte social, houve espaço para o cadastro da ID Jovem (voltada às pessoas entre 15 e 29 anos) e orientações do Programa Municipal Antidrogas.

Enfermeiras de unidades básicas de saúde vacinaram pessoas que ainda não foram imunizadas contra a febre amarela. Também foram realizados testes rápidos para detecção do vírus HIV e aferição de pressão arterial, além das avaliações físicas feitas pelas equipes do Cmaf (Centro de Medidas e Avaliação Física).

Buscando dar subsídios aos munícipes, principalmente aos jovens para a busca por um emprego, a Prefeitura se uniu ao CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) para prestar o serviço de inscrição na central de estágios. Uma instrutora especializada deu dicas sobre elaboração do currículo.

Vitrine para a juventude

O Conexão Juventude dá espaço a todo movimento jovem que queira desenvolver projetos artísticos, culturais e esportivos, de forma gratuita.

Inspirado no antigo Ação Juventude, a edição especial do Parque Alambari teve o objetivo de dar oportunidade de acesso às diversas atividades socioeducativas, além de oferecer serviços básicos à população.

Neste ano, o evento já teve quatro edições e visitou as regiões leste, sudeste e norte. Em 2017, o Conexão passou por todas as regiões do município, incluindo Eugênio de Melo e São Francisco Xavier. Em 10 edições no ano passado, mais de 17 mil pessoas participaram das atividades.