Programa Decolar vai atender alunos dotados da rede municipal
Atualizado em 13/04/2018 - 17:38
Programa Decolar  11 04 2018
Cerca de 170 educadores se reuniram no teatro do Cefe, em Santana, para a apresentação do Programa Decolar, que oferece atendimento e orientação aos alunos considerados dotados e talentosos - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, apresentou nesta semana o Programa Decolar Desenvolvimento de Talento. A apresentação aconteceu no Teatro do Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana (região norte) e reuniu cerca de 170 educadores, entre diretores, orientadores de escolas municipais e técnicos da Secretaria de Educação e Cidadania.

O Programa Decolar CEDET São José dos Campos tem como objetivo identificar, acompanhar e estimular o desenvolvimento do potencial dos alunos considerados dotados e talentosos da rede municipal de ensino.

Este trabalho faz parte do atendimento educacional especializado, que realiza as intervenções educativas para os alunos que necessitam de suporte pedagógico diferenciado. A Educação Especial atende alunos com necessidades especiais, tanto com deficiências como com dotação e talentos, e está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

O Decolar começará a atender os alunos dos 6º anos do Ensino Fundamental. Os professores passarão por seleção e formação junto à equipe responsável pelo programa. A expectativa é que as atividades com alunos tenham início no segundo semestre deste ano.

Metodologia

O programa baseia-se na Metodologia CEDET (Caminhos para Desenvolver o Potencial e Talento), desenvolvida pela PhD Zenita Guenther, cujo trabalho é realizado há mais de 20 anos pelo Centro de Desenvolvimento do Potencial e Talento de Lavras (MG). A educadora pesquisa o assunto há mais de 40 anos e tem trabalhos e pesquisas reconhecidos nacional e internacionalmente.

Durante a realização do programa conta-se com professores facilitadores, que acompanham e contribuem no diagnóstico e na orientação dos alunos, além de equipe pedagógica e da parceria com as famílias das crianças e adolescentes.

Para técnicos da Secretaria de Educação e Cidadania, o Decolar possibilita a inclusão das crianças dotadas da rede municipal de ensino contribuindo na orientação e no desenvolvimento de suas capacidades, tanto na formação acadêmica escolar quanto na formação integral, dentro dos valores humanistas de autorrealização pessoal, a consideração e o respeito aos outros e a visão de mundo ampla e informada.