Pavilhão do complexo do Vicentina Aranha será restaurado
Atualizado em 13/04/2018 - 17:39
Parque Vicentina Aranha
Mantido pela Prefeitura e gerido por uma organização social, o parque oferece atividades gratuitas à população - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

A Prefeitura de São José dos Campos vai abrir concorrência pública para obra de restauro em edificação do complexo arquitetônico do Parque Vicentina Aranha. Os serviços serão executados no Pavilhão Companhia Paulista (de meados da década de 30), que era o único das 18 edificações existentes que ainda não havia recebido maiores cuidados quanto à preservação.

O edital estará disponível para consulta no site da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br) até as 17h do dia 14 de maio. Os envelopes com a documentação e a proposta deverão ser protocolados até as 9h do dia 22 do mesmo mês, no Departamento de Recursos Materiais, no Paço Municipal (rua José de Alencar, 123, 1º andar, sala 2). O valor máximo global é de R$ 1.024.491,28.

Conforme dispõe a legislação federal sobre licitações, será permitida a participação de consórcio, integrado por no máximo três empresas. O prazo para a execução dos trabalhos é de 10 meses a partir do recebimento da ordem de serviço.

Entre os serviços a ser realizados, estão os seguintes: prospecções pictóricas, análise de argamassa, restauração de molduras, frisos e ornamentos, pintura mineral, preparo e aplicação de estuque, recolocação de madeiramento de telhado – caibros, telhamento com telha cerâmica de encaixe.

Para a Prefeitura, a medida é muito positiva para o município, sobretudo com relação à valorização do patrimônio histórico e cultural. Segundo os técnicos ligados à área de turismo, a retomada das obras permitirá que em breve que o Parque Vicentina Aranha seja ainda mais atrativo em atividades culturais de entretenimento para a população.

Localizado numa área de 84.500 metros quadrados na região central da cidade, o parque oferece programação gratuita à população. O restauro das edificações possibilitará a ampliação das atividades culturais e preservação da história de um dos mais importantes patrimônios do Vale do Paraíba.

Conforme fontes históricas, o Sanatório Vicentina Aranha foi iniciado em 1918 por iniciativa da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Depois do tombamento como patrimônio histórico do Estado de São Paulo, em 2001, o imóvel com o conjunto arquitetônico foi adquirido pela Prefeitura de São José dos Campos em 2006 e convertido em parque urbano.