Manutenção nas ciclovias dão mais segurança aos ciclistas
Atualizado em 11/04/2018 - 14:38
Ciclovias 10 04 2018
A ciclovia da Via Oeste, com 4,4 quilômetros, também foi beneficiada com serviços de manutenção - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos retomou os serviços de manutenção das ciclovias e ciclofaixas da cidade. Nesta semana, os trabalhos estão sendo executados na rua Armando de Oliveira Cobra, no Jardim Aquarius, região oeste, onde será refeita a sinalização de solo nos 750 metros de extensão da via, trazendo mais conforto e segurança para os ciclistas que utilizam o local.
O cronograma de recuperação foi elaborado com base no estudo feito sobre a malha cicloviária do município. Por meio de um levantamento minucioso, foi possível conhecer as condições e necessidades de cada ciclovia e ciclofaixa, o que permitiu o planejamento focado nas prioridades.
Nesta etapa, as vias Oeste (4,4 km) e Campos Elíseos (1,1 km), também na região oeste, já foram contempladas pelos reparos na sinalização.
As ações, que estão previstas para todas as regiões, demandam investimentos relativamente baixos e podem ser realizados a curto prazo pelas equipes da Prefeitura, além de trazer melhorias significativas para quem utiliza a bicicleta tanto para o lazer quanto para o trabalho.
Em 2017, os serviços foram realizados nas ciclovias do Galo Branco (2,6 km) e Santa Inês (1 km), ambas na região leste.
Conexões
Além da ampliação da malha cicloviária de São José dos Campos, os novos projetos desenvolvidos pela Secretaria de Mobilidade Urbana vão priorizar a conexão das vias existentes, tendo em vista permitir que as pessoas possam optar pela bicicleta para fazerem os deslocamentos pela cidade.
Neste sentido, também estão previstas adequações para ajustar as vias atuais às necessidades dos ciclistas.