Comitê Local de Políticas Sobre Drogas faz a 1ª reunião em São José
Reunião do Comitê Local de Políticas Sobre Drogas - Foto: Divulgação

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A primeira reunião do Comitê Local de Políticas Sobre Drogas, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, aconteceu nesta terça-feira (10). O encontro foi no Centro da Juventude (rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América), na região sul de São José dos Campos, e reuniu os membros do Comitê composto por todas as secretarias do município, membros da sociedade civil e entidades religiosas, empossados no dia 30 de janeiro deste ano.

O comitê foi criado visando o benefício da população em relação a prevenção e tratamento do uso indevido de álcool e outras drogas, criando soluções que estejam ao alcance e sobre a guarda de cada um dos munícipes.

Jean Fernandes, representante da Faculdade Anhanguera, disse que reuniões como essas são fundamentais. "Não tenho dúvidas que esse encontro irá ajudar a ampliar nossos olhares com a troca entre cada membro, assim podemos encontrar soluções mais eficazes”. A faculdade atende hoje cerca de 8.000 jovens.

Para Neimar Camargo Mendes, delegado da DIG (Delegacia de Investigações Gerais), a solução está na prevenção. “A questão do uso de drogas é um problema nacional, quiçá mundial, o único trabalho de fato eficaz é o da prevenção. Só assim diminuiremos o uso e evitaremos problemas futuros de criminalidade. Por isso, reuniões como essa, em que vários setores estão reunidos, é importante porque juntos podemos encontrar caminhos ainda mais eficientes”.

O objetivo da reunião foi o de alinhar as propostas para a elaboração e implantação de uma Política Sobre Drogas Inovadora e Qualificada, trazendo ideias diferenciadas a esse problema que permeia toda a sociedade.

Ações antidrogas

O Programa sobre Drogas é articulado pela Assessoria de Políticas Especiais sobre Drogas da Prefeitura, em parceria com os governos estadual e federal, poderes legislativo e judiciário, além da participação também das entidades da sociedade civil, e tem como principais eixos: tratamento, prevenção, reinserção e coerção.