Programa De Bem com a Vida atende a Casa do Idoso Norte
Atualizado em 09/04/2018 - 16:20
De bem com a vida 09 04 2018
Profissionais de educação física vão visitar a unidade no bairro Santana sempre às terças-feiras, das 8h50 às 9h40 - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O programa De Bem com a Vida, realizado pela Prefeitura de São José dos Campos, começará a atender nesta terça-feira (10) o novo Centro Dia, da Casa do Idoso Norte (rua Carlos Belmiro dos Santos, 99 – Santana). A visita acontecerá entre 8h50 e 9h40.

O espaço, que foi inaugurado nesta segunda-feira (9), presta serviços especiais aos idosos em situação de risco ou violação de direitos e que apresentam alguma dificuldade para Atividades de Vida Diária (AVD). O novo local tem capacidade para atender 40 pessoas e receberá os profissionais do De Bem com a Vida todas as terças-feiras.

Por meio da integração entre as secretarias de Esporte e Qualidade de Vida e Apoio Social ao Cidadão, os professores de educação física do programa desenvolverão exercícios para estimular a coordenação motora, raciocínio e relacionamento interpessoal dos atendidos da Casa do Idoso. Eles utilizam objetos de auxílio como tacos, argolas, cubos, bolas e outros brinquedos adaptados. Alguns dos materiais foram construídos pelos próprios professores do programa.

Além da Casa do Idoso Norte, a Prefeitura já havia ampliado o atendimento do De Bem com a Vida para as unidades Sul (avenida Andrômeda, 2.601 – Bosque dos Eucaliptos) e Leste (rua Cidade de Washington, 164 – Vista Verde) no ano passado. Cerca de 80 pessoas são beneficiadas semanalmente nos dois espaços.

Alcance
Iniciado há 19 anos, o De Bem com a Vida atende asilos, casas de apoio à pessoa com deficiência (física, mental ou visual) e unidades de reabilitação de São José, tanto públicas quanto privadas.

Com a extensão do programa à Casa do Idoso Norte, o programa atende atualmente 22 locais, alcançando cerca de 550 pessoas, de acordo com dados da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

O trabalho é realizado por 12 professores de educação física e dois auxiliares, que se dividem entre os atendimentos nos períodos da manhã e da tarde.

Junto com as unidades sul, leste e norte da Casa do Idoso, estão no cronograma de atendimento do programa o Integra (Centro de Referência da Pessoa com Deficiência), a URL (Unidade de Reabilitação Leste), a escola municipal Elza Bevilacqua e as unidades do Caps (Centro de Apoio Psicossocial) Centro/Norte, Leste, Sul, Infantil e AD.