Centro Dia inicia atendimento na Casa do Idoso Norte
Atualizado em 09/04/2018 - 18:19
Atividades Casa Dia  Casa Idoso Norte  09 04 2018
O serviço visa diminuir a exclusão social bem com a interrupção e superação das violações de direitos que fragilizam a autonomia e intensificam o grau de dependência da pessoa idosa - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Nesta segunda-feira (9), a Casa do Idoso Norte (rua Carlos Belmiro dos Santos, 99, Santana) teve seu atendimento ampliado com o Centro Dia. Um espaço destinado a proporcionar acolhimento, proteção e convivência a idosos semidependentes, cujas famílias não têm condições de prover estes cuidados todo o dia ou parte dele.

Esta ampliação de serviço visa diminuir a exclusão social bem com a interrupção e superação das violações de direitos que fragilizam a autonomia e intensificam o grau de dependência da pessoa idosa.

"Um novo momento", foi assim que a Erondina Lourenço dos Santos, 66 anos, moradora do bairro Vila São Geraldo, definiu o início de suas atividades no Centro Dia. “Ter a possibilidade de amanhã estar melhor que hoje é maravilhoso. Para mim este é um novo começo. Conhecendo pessoas novas, tomando café da manhã, almoçando, tudo delicioso. Tudo isso aqui é muito lindo. Sempre convivi entre muitas pessoas e depois do AVC (Acidente Vascular Cerebral) ficava muito sozinha. Agora estou de volta com todas essas pessoas perto de mim novamente. Todas são verdadeiras bênçãos na minha vida”, afirmou.

O serviço já acontece nas unidades da Casa do Idoso Sul (avenida Andrômeda, 2601, Bosque dos Eucaliptos) e na Casa do Idoso Leste (Rua Cidade de Washington, 164, Vista Verde). A próxima a receber essa ampliação de serviços será a Casa do Idoso Centro. Todas as unidades irão atender 160 idosos oferecendo cuidados diários, alimentação e diversas atividades sob acompanhamento e supervisão profissional, conforme a capacidade funcional do idoso, como por exemplo:

- Atividades lúdicas e socioeducativas;

- Rodas de conversa;

- Oficina de memória;

- Terapia Ocupacional;

- Fisioterapia;

- Caminhada;

- Relaxamento;

- Ginástica;

- Alongamento;

- Exercícios localizados;

- Hidroginástica;

- Jogos recreativos.

Caso seja necessário, será disponibilizado para o idoso transporte, inclusive adaptado quando for o caso, para o deslocamento entre a casa do munícipe e a Casa do Idoso.

Para poderem se beneficiar do Centro Dia, os idosos já precisam ser atendidos e acompanhados pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

 

Centro Dia

O Centro Dia é um equipamento para atendimento ao idoso em situação de risco ou violação de direitos que apresentam alguma dificuldade para Atividades de Vida Diária (AVD).

O serviço tem como objetivo promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria de vida dos idosos e conta com uma equipe específica e habilitada para a prestação de serviços para essas pessoas que precisam de cuidados individualizados.

Frequentando o Centro Dia, o idoso passa a fazer parte da rotina da Casa convivendo com outras pessoas no seu dia a dia.

 

Mais informações

Casa do Idoso Norte

3966-2360 

Rua Carlos Belmiro dos Santos, 99, Santana


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão