Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo vai atender 6 mil idosos
Atualizado em 06/04/2018 - 14:50
Baile Casa Idoso
As atividades de convivência serão planejadas em conjunto com os idosos e poderão ser realizadas tanto nas dependências das Casas do Idoso ou em outros locais - Foto: PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

As unidades da Casa do Idoso (centro, norte e leste) vão oferecer aos seus atendidos, a partir de segunda-feira (9), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. Esse novo Serviço, organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, fortalecendo vínculos e incentivando a socialização e a convivência comunitária.

Serão atendidos 6.000 idosos com o objetivo de criar situações desafiadoras, que estimulem os idosos na troca de experiências e conhecimentos que contribuam para o processo de envelhecimento saudável, desenvolvimento de autonomia e de sociabilidade. Além das ações em grupo, os idosos irão participar de atividades de convívio como oficinas, experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer.

A ideia é promover o desenvolvimento de ações intergeracionais e heterogeneidade na composição dos grupos por sexo, presença de pessoas com deficiência, etnia, raça, entre outros.

A seleção dos participantes será realizada por meio dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do território de moradia da família.

Os idosos atendidos pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) e os atendidos nas atividades de convivência e oficinas das Casas do Idoso e dos Cras são prioridades no atendimento.

Atividades de convivência

As atividades de convivência serão planejadas em conjunto com os idosos e poderão ser realizadas tanto nas dependências das Casas do Idoso ou em outros locais, tais como: Parque da Cidade, Parque Vicentina Aranha, Parque Santos Dumont, áreas verdes, centros esportivos, centros culturais e outros. Já as atividades em grupo, que serão desenvolvidas principalmente nas Casas do Idoso, poderão, eventualmente, acontecer nas sedes dos Cras. O tempo de permanência no Serviço será de 12 meses.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×