Casa do Idoso terá Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio
Atualizado em 06/04/2018 - 17:54
Semana da Mulher   Casa Idoso Centro 05 03 2018
Três unidades da Casas do Idoso (centro, norte e leste) passarão a oferecer um novo serviço, o de Proteção Social Básica em Domicílio - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A partir desta segunda-feira (9), três unidades da Casas do Idoso (centro, norte e leste) passarão a oferecer um novo serviço, o de Proteção Social Básica em Domicílio.

O Serviço visa o melhor atendimento aos idosos para que possam ter ainda mais qualidade de vida com um atendimento individual especializado. A seleção dos participantes será realizada por meio dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do território de moradia da família.

O Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio é um atendimento social para idosos no ambiente domiciliar. O objetivo é o desenvolvimento de ações preventivas para evitar o rompimento dos vínculos familiares e sociais, desenvolver mecanismos de inclusão social, dar orientação e suporte aos cuidadores familiares auxiliando no estabelecimento de rotinas e organização do espaço físico visando a acessibilidade e segurança do idoso, desenvolver atividades de fortalecimento de vínculos, entre outras ações.

O Serviço foi criado para atender idosos a partir dos 60 anos que vivenciam situações de vulnerabilidade social pela fragilização de vínculos familiares e/ou sociais, especialmente aqueles em situação de extrema pobreza.

O tempo de atendimento será estabelecido pela equipe profissional em conjunto com a família a partir das necessidades e objetivos identificados e das ações planejadas.

Serão priorizados:

- Idosos atendidos pelo Benefício de Prestação Continuada – BPC

- Famílias que possuam mais de um idoso na composição familiar

- Idosos sozinhos sem apoio ou suporte de familiares/cuidadores

- Idosos sob cuidados de idosos ou pessoas com deficiência

- Idosos residentes em território de difícil acesso

- Idosos na eminência de isolamento social ou risco de sofrer violência


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão