Aposentado de 78 anos frequenta CC Tim Lopes desde a abertura
Atualizado em 06/04/2018 - 17:52
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
José Lima e o monitor Kardec Gonzaga, durante atividade da oficina de acordeom na CC Tim Lopes - Foto: Paulo Amaral/FCCR - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O aposentado José Lima de Oliveira, de 78 anos, pernambucano de nascimento e morador em São José dos Campos desde 1992, é um exemplo de dedicação e persistência. Aluno mais idoso da turma, ele frequenta com assiduidade as aulas da oficina de acordeon, oferecidas pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo na Casa de Cultura Tim Lopes, no Bosque dos Eucaliptos, região sul.

“Eu participo das atividades na Casa de Cultura Tim Lopes há 14 anos, desde quando ela foi aberta, em 2004, e nunca mais parei de frequentar. Foi lá que aprimorei o pouco que sabia sobre acordeon”, afirmou José Lima. Ele também é o aluno mais idoso da casa de cultura.

“Sempre gostei desse instrumento e quando fiquei sabendo da realização dessa oficina na Casa de Cultura Tim Lopes, que é perto de onde eu moro, comprei um acordeon novo e me inscrevi. Não me considero um profissional, mas a oficina me proporcionou um grande conhecimento”, afirmou José Lima.

Espaço de convivência

Para José Lima, mais do que um local onde acontecem oficinas e eventos culturais o ano todo, a Casa de Cultura Tim Lopes é um verdadeiro espaço de convivência onde ele gosta de estar, seja com outros frequentadores, funcionários, colegas de turma ou com o orientador da oficina de acordem, Kardec Gonzaga, a quem atribui grande parte do entusiasmo com as aulas.

“Acho que se não fosse ele (Kardec) eu teria desistido depois de alguns anos. Ele é uma ótima pessoa e um professor para lá de bom”, contou em meio a risadas. Para Kardec, o José Lima é um mestre que só precisou ser lapidado, sem tirar a essência. “Ele é muito animado e toca o acordeon muito bem. Ter um aluno como ele, é como ganhar na loteria”.

A Casa de Cultura Tim Lopes é um dos 20 espaços culturais sob gestão da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, entre casas de cultura, núcleos de ação cultural, teatros e museus. Sobre vagas remanescentes de oficinas culturais, os interessados devem fazer uma consulta prévia por telefone. Os endereços e telefones dos espaços culturais podem ser consultados pelo site www.fccr.sp.gov.br

 

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-7300


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×