Projeto Verão proporciona lazer a quase 100 mil pessoas em 6 meses
Atualizado em 06/04/2018 - 10:34
Projeto Verão - 31-03-2018
Ação que abre as piscinas municipais aos finais de semana e feriados também ajudou na preservação do patrimônio público - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O Projeto Verão, que abre as piscinas públicas para a recreação da população joseense, encerrou as atividades no último domingo (1º) e registrou quase 100 mil atendimentos em seis meses de atividade.

A ação, promovida pela Prefeitura de São José dos Campos, colocou 13 piscinas à disposição dos munícipes durante o período de calor, sempre com supervisão de monitores e salva-vidas. O projeto começou em outubro do ano passado, com 10 locais disponíveis. No mês seguinte, mais uma piscina foi aberta e em dezembro, início do verão, todas foram disponibilizadas.

No período, 99.610 pessoas passaram pelas piscinas, sendo 47.815 entre outubro e dezembro de 2017, e 51.795 entre janeiro e abril. Os meses de férias escolares (dezembro e janeiro) foram responsáveis por mais de 40% da demanda, com mais de 20 mil atendimentos cada.

O projeto proporciona espaço para os munícipes se divertirem de forma segura e evitarem a busca por rios e lagos para o nado, que previne possíveis afogamentos.

Além de oferecer lazer à população, o Projeto Verão também zela pelo patrimônio municipal, evitando prejuízos aos cofres públicos. Durante o Projeto Verão, nenhuma piscina sofreu com invasões e atos de vandalismo, segundo a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

Para os técnicos que cuidam do projeto, o bom resultado de proteção às piscinas representa uma economia que pode variar de cerca de R$ 400 a R$ 3 mil reais por local que não sofreu depredações.

Novas ações
Até julho as piscinas públicas ficarão restritas apenas ao uso dos professores da Prefeitura nas escolinhas de modalidades esportivas. Na água, são oferecidas aulas gratuitas de natação, hidroginástica e recreação aquática para PCD (pessoa com deficiência).

Os locais funcionarão até junho, quando os profissionais entram de férias e as piscinas passam por manutenção. O projeto deve retornar no segundo semestre, na volta do período do calor, em outubro.