Pais de alunos da Fundhas vão aprender a fazer hortas
Atualizado em 05/04/2018 - 15:47
Centro Ambiental da Fundhas
Educação ambiental faz parte da rotina de crianças e adolescentes atendidos pela Fundhas - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Quitéria Melo
Fundhas

No próximo sábado (7), no período das 8h às 10h30, a Unidade Professora Karla Pryscila Nunes de Oliveira (rua Alziro Lebrão, 486, Alto da Ponte), da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), em parceria com a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, promoverá uma oficina de hortas urbanas com aproximadamente 70 pais ou responsáveis dos alunos atendidos na unidade.

A ação tem como objetivo integrar as famílias atendidas por esta unidade que fica na zona norte, conhecida por ser uma região que possui características rurais onde, geralmente, há espaço em algumas casas para plantação.

Além de mostrar que é possível plantar e colher alimentos sem uso de agrotóxicos, a ação permite uma reflexão sobre o desenvolvimento de hábitos alimentares mais saudáveis e sobre economia familiar. Ao optarem por uma horta caseira, as famílias poderão reduzir os gastos com verduras e hortaliças.

Nas oficinas, os pais receberão orientações sobre o cultivo, tipos de hortas, montagem de uma horta no vaso, uso de substrato e compostagem. Após a aula, serão convidados a fazer a sua “mini-horta” composta de alface, salsa e cebolinha, utilizando vasos e garrafas pets que poderão ser levados para casa ao final da atividade.

Os conhecimentos adquiridos nas oficinas poderão ser aplicados na casa de cada família, como por exemplo, fazendo o cultivo caseiro de hortaliças. A ideia é que a ação possa ser multiplicada na comunidade, motivando outras pessoas a terem a mesma iniciativa.

A Instituição

Mantida pela Prefeitura, a Fundhas oferece a milhares de crianças e adolescentes de São José dos Campos atividades educacionais diferenciadas, como música, dança, teatro, artes e uma atenção especial ao reforço escolar. Esporte e cultura também fazem parte do dia a dia dos alunos, que ainda aprendem a cuidar do meio ambiente.