Formação para o Observatório do Mercado de Trabalho termina nesta sexta
Atualizado em 05/04/2018 - 17:58
Quero Serviços 22 02 2018
Estão participando da capacitação técnicos da Prefeitura das áreas de desenvolvimento e pesquisa - Foto: PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Representantes da Prefeitura das áreas de desenvolvimento e pesquisa participam, nesta sexta-feira (6), do último dia da capacitação para formação do futuro Observatório do Mercado de Trabalho e Formação Profissional de São José dos Campos. O evento acontece Parque Tecnológico, das 9h às 17h.

O treinamento está sendo ministrado por técnicos do Observatório Nacional, do Ministério do Trabalho. O objetivo é a capacitação desses servidores para implementação no município do Observatório do Trabalho de São José dos Campos, o qual está em processo de implantação.

Ação conjunta

De acordo com o Ministério do Trabalho, o Observatório do Mercado de Trabalho e Formação Profissional é um instrumento para produção e disseminação de informações, estudos e análises sobre o mundo do trabalho. Isto, por meio de uma ação conjunta para subsidiar órgãos públicos e privados que formulam, executam ou acompanham ações no campo das políticas públicas de emprego, trabalho e renda no Brasil.

Mercado local

Os servidores das áreas de desenvolvimento e pesquisa da Prefeitura manifestaram a expectativa de que, em breve, o futuro Observatório do Trabalho de São José dos Campos tenha as características do mercado local. Ou seja, e que seus integrantes, do setor público e privado, contribuam para a efetiva geração de renda e emprego no município.

Um dos temas que estão sendo abordados no evento é com relação à interpretação mais detalhada dos dados mensais do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e também do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A instituição de observatórios do trabalho em algumas cidades brasileiras tem ocorrido com o objetivo de promover políticas públicas capazes de atender às necessidades do mercado de trabalho.

Banco de Dados

O Observatório do Trabalho de São José dos Campos funcionará como uma espécie de banco de dados dinâmico com relação às demandas de emprego na cidade, seja para o provimento de cargos como para orientar a qualificação profissional do município.

A instituição do Observatório do Mercado de Trabalho e Formação Profissional de São José dos Campos integra um conjunto de ações da Prefeitura de políticas públicas de emprego, trabalho e consequente, de renda.