Técnicos da Prefeitura têm treinamento para o Observatório do Trabalho
Atualizado em 25/06/2020 - 10:55
Fachada Parque Tecnológico
O evento será realizado por técnicos do Ministério do Trabalho, no Parque Tecnológico - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Representantes da Prefeitura de São José dos Campos das áreas de Desenvolvimento e Pesquisa, participam nesta quinta (5) e sexta-feiras (6), das 9h às 17h30, da Capacitação para o Observatório do Mercado de Trabalho e Formação Profissional de São José dos Campos. O evento ocorrerá no Parque Tecnológico, no distrito de Eugênio de Melo, região leste.

O treinamento será realizado por técnicos do Observatório Nacional do Ministério do Trabalho visando a implementação do Observatório do Trabalho de São José dos Campos, o qual está em processo de formação.

Um dos temas que deverá ser abordado será com relação à interpretação mais detalhada dos dados mensais do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e também do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A instituição de observatórios do trabalho tem ocorrido em algumas cidades brasileiras, com o objetivo de promover políticas públicas capazes de atender às necessidades do mercado de trabalho.

Banco de Dados

O Observatório do Trabalho de São José dos Campos funcionará como uma espécie de banco de dados dinâmico com relação às demandas de emprego na cidade, seja para o provimento de cargos como para orientar a qualificação profissional do município.

Outra atribuição do Observatório será a de obter avaliações mais conclusivas dos dados mensalmente oferecidos pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), juntamente com informações de outras instituições oficiais para o mapeamento das reais necessidades do município no campo do trabalho.

A instituição do Observatório do Mercado de Trabalho e Formação Profissional de São José dos Campos integra um conjunto de ações da Prefeitura de políticas públicas de emprego, trabalho e consequente, de renda. A Administração já tem implementado programas de apoio à empregabilidade e geração de renda, tais como: cursos gratuitos como o Programa Qualifica São José, Quero Serviços, Feira de Trabalho e Empreendedorismo, Banco de Currículos e Banco do Povo Paulista.