Livro Infantil será tema especial da Biblioteca Cassiano Ricardo
Atualizado em 04/04/2018 - 18:59
Biblioteca Municipal Cassiano Ricardo
Em comemoração ao aniversário de Monteiro Lobato e o Dia Nacional do Livro Infantil, celebrados no dia 18, haverá contação de história e oficinas especiais na Biblioteca - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

A Biblioteca Pública Cassiano Ricardo está com uma programação especial de atividades lúdicas e culturais para abril, mês de celebrações da literatura infantil brasileira. Oficinas, contação de histórias e exposições são algumas das atrações gratuitas para toda a população.

Em comemoração ao aniversário de Monteiro Lobato e o Dia Nacional do Livro Infantil, celebrados no dia 18, haverá contação de história e oficinas especiais na Biblioteca. No dia 19, entre 14h e 15h, acontece a contação "Era uma vez... no universo de Lobato" feita pelas contadoras de história Marias: Alice e Gorete. Nos dias 19 e 26, das 8h30 às 11h, é vez da oficina de contação de história "Entre letras e fantasias de Monteiro Lobato", que será ministrada pela professora Flávia Mara. Essas atividades são voltadas para professores e estudantes da área da Educação, com o objetivo de resgatar os contos e histórias de Lobato.

Ainda relacionado ao mundo infantil, no dia 20, das 14h às 16h30, a professora Silvelena participará da Oficina de Socialização de Boas Práticas com a temática ‘Musicalização e contação de história na Educação Infantil’. E a roda de história, destinada ao público infantil, de 3 a 14 anos, ‘Histórias Coloridas’, pela escritora Luana Helena, acontece no dia 24 entre 14 e 16h.

Cursos e oficinas

Uma parceria entre o Instituto Federal de São Paulo e a Biblioteca Cassiano Ricardo fornecerá aos educadores o curso de extensão “Formação Cultural, preconceito e educação”, que acontecerá nos dias 6, 13, 20 e 27, das 14h às 16h30, e será ministrado pelo mestre em Educação, Marcos Natanael Faria Ribeiro. 

A programação segue com oficinas pedagógicas com especialistas. "Educar na diversidade" é o tema da oficina com o mestre em educação Kelem Zapparoli, que acontece nos dias 16 e 30, de tarde. O doutor em história social, Ricardo Sorgon Pires, vai até a Biblioteca no dia 23 para abordar sobre "O debate historiográfico sobre a raça e identidade do Brasil".

No dia 26, das 15h às 16h30, em parceria com a ONG Logos – Prevenção e Posvenção e com a psicóloga Patrícia Garglio Roque, acontece a palestra "Depressão na adolescência e a escola: como identificar e oferecer ajuda". Professores, psicólogos e estudantes destas áreas poderão participar da atividade.

Já no dia 27, a biblioteca será palco da apresentação musical "Violão Brasileiro", do músico Dutra Dias, que acontece entre 14h e 15h.

Exposições Artísticas

Durante todo o mês de abril é possível visitar duas exposições na biblioteca. As esculturas de papel e goma da artista Eunice Copi desta vez são inspiradas no conto "Alice no País das Maravilhas" e encantam os visitantes com cores e formas. O público poderá prestigiar também a exposição sobre o modernismo brasileiro: "Artista X Artista", feita por artistas do Núcleo de Arte da Unifatea.

Visitas monitoradas

A biblioteca Cassiano Ricardo, da Prefeitura de São José dos Campos, também realiza visitas monitoradas para grupos de aproximadamente 40 pessoas. Essa atividade é oferecida às terças e quintas-feiras, no período da manhã ou tarde e tem duração de 1h30.

O endereço da Biblioteca é rua 15 de Novembro, 99, no centro da cidade. Mais informações e agendamento para as atividades podem ser feitos pelo telefone 3921-6330.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×