Delegação joseense inicia caminhada nos Jogos Abertos da Juventude
Atualizado em 04/04/2018 - 14:39
Joguinhos Presidente Prudente
Atualmente, São José já tem participação garantida na etapa final com as ginásticas artística (masculino e feminino) e rítmica (exclusivo feminino) - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Os jovens talentos do esporte, apoiados pela Prefeitura de São José dos Campos, começam neste fim de semana a caminhada rumo a final dos Jogos Abertos da Juventude. A última etapa do evento estadual será realizada na cidade de Franca (SP), entre 24 de maio e 2 de junho.

A partir do próximo domingo (8), seis equipes coletivas e individuais mantidas por meio do programa Atleta Cidadão disputam a fase sub-regional dos ‘Joguinhos’, que são destinados às crianças, adolescentes e jovens com até 19 anos completos ou a completar em 2018 (exceção às ginásticas artística e rítmica, com restrições próprias). A primeira etapa não tem sede fixa.

O primeiro compromisso de São José será com o futebol masculino, que encara o elenco de Paraibuna, a partir das 10h, no Campo da Toca do Leão (rua Alziro Lebrão, s/nº - Alto da Ponte), na região norte.

Outras equipes da cidade que participarão da fase sub-regional em abril são: futsal masculino, damas, xadrez, vôlei de praia feminino, handebol masculino e voleibol feminino. A programação completa pode ser conferida neste link.

Neste ano, o planejamento da delegação joseense compreende a participação em 14 modalidades dos Jogos Abertos da Juventude. Em 2017, São José participou em 13 delas. Atualmente, a cidade já tem participação garantida na etapa final com as ginásticas artística (masculino e feminino) e rítmica (exclusivo feminino).

Já o atletismo, judô, natação, basquetebol e tênis de campo (todas no masculino e feminino), além do futebol feminino, futsal feminino, vôlei de praia masculino, handebol feminino e voleibol masculino terão disputas preliminares somente na fase regional, pouco antes do evento em Franca.

As delegações adversárias de São José dos Campos na sub-regional dos Joguinhos são dos municípios de Jacareí, Jambeiro, Paraibuna e Santa Isabel.

Sobre os Jogos
Os Jogos Abertos da Juventude são realizados de abril a junho, sendo divididos em três fases: sub-regional, regional e final estadual. Podem participar crianças e jovens até 19 anos completos ou a completar em 2017 (exceção às ginásticas artística e rítmica, com restrições próprias).

Na primeira fase, a competição é disputada entre atletas das cidades que compõem as inspetorias e a Diretoria Regional de Juventude, Esporte e Lazer das regiões esportivas do estado. Os classificados garantem vaga na fase regional, em que as delegações se enfrentam em cada uma das oito regiões, também sem cidade-sede. A fase final estadual acontecerá entre os dias 24 de maio e 2 de junho, em Franca.