Ampliação da praça das Bandeiras dá mais segurança e fluidez ao tráfego
Atualizado em 04/04/2018 - 19:45
Obra na Praça das Bandeiras  04 04 2018
Com a obra, a rotatória da praça das Bandeiras será estendida até a rua Teodomiro Dias Pereira, que terá um semáforo para organizar o tráfego dos veículos que seguem pela avenida Cidade Jardim - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos vai ampliar a rotatória da Praça das Bandeiras, no Jardim Estoril, região sul. A melhoria viária visa proporcionar mais segurança aos condutores e pedestres que passam pelo local, além de aumentar a capacidade de tráfego no acesso, contribuindo para a fluidez no trânsito.

Com a obra, a rotatória será estendida até a rua Teodomiro Dias Pereira, que passará a contar com um semáforo, organizando o tráfego dos veículos que seguem pela avenida Cidade Jardim e que pretendem acessar a avenida Andrômeda.

O condutor que vem no sentido contrário, pela rotatória, para retornar a avenida Andrômeda também contará com um semáforo.

Em ambos os casos, a mudança vai facilitar o acesso ao bairro Bosque dos Eucaliptos pela rua Campo Belo.

Para os pedestres que utilizam a praça, tanto para o lazer quanto para o deslocamento diário, a novidade é a ampliação da área verde. No local por onde atualmente passam o carros serão colocadas gramas, assim como mudas de novas espécies de árvores, agregando um trecho de aproximadamente 1.500 m² de vegetação.

A obra está sendo executada pela Urbam (Urbanizadora Municipal) pelo valor de R$ 330 Mil. O prazo para conclusão é de 30 dias.

Compensação ambiental

Para viabilizar a obra serão retiradas 15 árvores no entorno da rotatória. A supressão das espécies é regida pela lei municipal 5097/97 que permite o corte a para fins de implantação de obras, planos, atividades ou projetos, de interesse ou utilidade pública ou social.

A área suprimida compreende pouco mais de 600 m², incluindo as árvores. No processo de compensação está previsto o plantio de 325 mudas de espécies que trazem benefícios ao meio ambiente como ipês roxo e branco, quaresmeiras, entre outras.