Prefeitura e Estado assinam convênio para duas novas escolas
Atualizado em 02/04/2018 - 19:19
Creche Sta Edwiges
Parceria entre Prefeitura e Estado irá beneficiar cerca de 600 crianças com novas escolas infantis nas regiões sul e leste - Foto: Beto Freitas/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos assinou convênio de parceria com o Governo do Estado, nesta segunda-feira (2), para a construção de duas novas escolas de educação infantil. O convênio das duas construções é de cerca de R$5,4 milhões. As escolas infantis irão atender as famílias moradoras dos bairros Paineiras I (região leste) e Bosque dos Eucaliptos (região sul). Cerca de 600 crianças poderão ser atendidas pelas unidades.

As famílias com crianças com idade entre 0 e 3 anos nas regiões leste e sul poderão matricular os filhos nas novas unidades escolares em 2019. A obra de cada escola infantil foi orçada por cerca de R$2,7 milhões e cada unidade deverá oferecer cerca de 300 vagas. Os bairros foram selecionados de acordo com a demanda local. O projeto das obras e o cronograma de atividades está sendo definido pela Prefeitura.

Em 2017 foram entregues para a população quatro novas unidades infantis. Atualmente as escolas atendem cerca de 1.500 alunos dos bairros Santa Edwiges e Campo dos Alemães, ambos na região sul; Alto da Ponte, região norte; e Jardim Monterrey, leste.

Novas vagas

A rede de ensino de São José passa por obras de construção e ampliação das escolas. Essas melhorias deverão gerar 3.880 novas vagas na educação infantil, em comparação com o ano passado, são quase 200 vagas geradas a mais.

Neste primeiro semestre, cerca de 1.000 vagas serão disponibilizadas para as famílias moradoras das regiões leste e sudeste da cidade. Destas, cerca de 750 vagas são para os moradores do Residencial Pinheirinho dos Palmares, na região sudeste. As aulas na nova unidade, que passa por acabamento, devem começar no mês de abril.

Já na região leste, o bairro Setville Altos de São José receberá uma nova unidade, que está em construção. Mais de 200 crianças serão atendidas no local, que é de responsabilidade da Setcorp Empreendimentos, responsável pelo investimento como contrapartida de seu negócio imobiliário.

Outras seis escolas infantis deverão passar por reforma e ampliação durante este ano em toda rede. As melhorias têm por finalidade oferecer mais conforto e segurança aos alunos, entre as benfeitorias estão: ampliação de salas de aula, reformas nos banheiros, refeitórios e áreas de recreação das escolas e readequação dos espaços das unidades.