Exposição da FCCR homenageia mestre em luteria
Atualizado em 02/04/2018 - 14:26
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Benedito Soares, durante atividade em oficina de luteria, é homenageado com exposição - Foto: Paulo Amaral/FCCR - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo realiza de 4 a 30 de abril, na Casa de Cultura Tim Lopes, uma exposição em homenagem a Benedito Soares (Seu Dito), mineiro de 78 anos, autodidata e mestre na arte de fazer instrumentos musicais de corda (luteria). A mostra poderá ser visitada de segunda a sexta, das 8h às 22h, no horário de funcionamento da casa de cultura.

A exposição integra o Programa Memórias da Fundação Cultural e é composta por fotos, textos e objetos que retratam a vida e a arte do homenageado. Benedito Soares ainda ministra oficina de luteria na Casa de Cultura Tim Lopes e, em 2016, foi reconhecido pela instituição com o Prêmio Mestre Cultura Viva.

Perfil

‘Seu Dito’ aprendeu os segredos da luteria com o mestre Braz da Viola e se identificou tanto com o ofício que logo foi convidado a ensinar. Ainda pequeno estudou música e aprendeu a lidar com a madeira, o que contribuiu para ele ter facilidade em aprender a construir instrumentos. Hoje, é ele quem compartilha o seu saber, atividade que executa há mais de 20 anos.

O Programa Memórias da Fundação Cultural visa possibilitar o acesso às memórias afetivas e institucionais dos moradores de São José. A partir delas, torna-se possível compartilhar as histórias e os significados construídos nas vivências e no cotidiano.

Casa De Cultura Tim Lopes

Av. Ouro Fino, 2520 - Bosque dos Eucaliptos