Ponte no Torrão será interditada para reforço na estrutura
Atualizado em 21/12/2017 - 09:14
Ponte do bairro Torrão de Ouro
A atual estrutura, que é de madeira e será substituída, está com suas vigas deterioradas pela ação do tempo e apresenta risco de desabamento - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bianca de Aquino
Secretaria de Manutenção da Cidade

Com o objetivo de garantir mais segurança aos motoristas e pedestres, a Prefeitura de São José dos Campos vai iniciar neste sábado (2) os serviços de implantação de tubulações de concreto na ponte da Estrada Municipal José Augusto Teixeira, no Torrão de Ouro, na zona sul. O serviço será realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade.

A atual estrutura, que é de madeira e será substituída, está com suas vigas deterioradas pela ação do tempo e apresenta risco de desabamento, de acordo com análise da Defesa Civil após vistoria técnica no local.

Durante o trabalho de implantação das tubulações de concreto neste sábado e no domingo (3), a ponte ficará interditada para o tráfego. A passagem de veículos, ônibus, caminhões, motocicletas, bicicletas e pedestres deverá ser liberada apenas na segunda-feira (4).

Durante a interdição, haverá ainda alterações nos itinerários e desativação de pontos de ônibus. As mudanças já estão sendo informadas aos passageiros por meio de cartazes afixados nos coletivos e também podem ser consultadas através do site da Prefeitura (WWW.sjc.sp.gov.br) e do aplicativo Moovit.

A ponte da Estrada Municipal José Augusto Teixeira, que passa sobre o ribeirão Vidoca, possui grande fluxo de veículos e tem importância estratégica para os moradores da zona sul por ser uma das principais ligações entre os bairros Torrão de Ouro e Parque Interlagos.

Estrutura reforçada

O trabalho de manutenção e melhorias da estrutura da ponte está previsto para ser concluído até o final de dezembro. Na próxima semana, as extremidades das tubulações de concreto que serão implantadas no sábado e domingo serão reforçadas.

Para este serviço, será utilizado um sistema feito com gaiolas de gabião, que é um tipo de estrutura armada, drenante e de grande durabilidade e resistência, feito com malhas de fios de aço preenchidos com pedras britadas e construídos manualmente. No local, serão implantados 32 metros de gabiões.

Monitoramento

A Prefeitura tem monitorado as 45 pontes e 16 passarelas de madeira existentes no município com o objetivo de identificar com mais rapidez a necessidade de melhoria das estruturas para garantir mais segurança para motoristas e pedestres.

Já estão em andamento as recuperações das cabeceiras da passarela de madeira da rua Taru, no Jardim Oriente, na zona sul, e da ponte que dá acesso à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Lavapés, na Vila César, na zona norte.

Neste ano, já foram recuperadas as encostas do córrego Vidoca, nas proximidades da ponte da rotatória do Jardim das Colinas, na zona oeste. Na região norte, desde março a Prefeitura substituiu três pontes de madeira por aduelas de concreto na Estrada Municipal do Guirra, em serviço semelhante ao que será realizado no Torrão de Ouro, e trocou as madeiras da ponte da Estrada Municipal do Turvo.

Já na zona sul, foi realizada manutenção na ponte de madeira do Jardim República, que dá acesso à Estrada do Varadouro, na divisa com o município de Jacareí. No final de julho, também foram refeitos corrimãos e trocadas tábuas de madeira em passarelas no Bom Retiro, na região leste, e sobre o córrego Senhorinha, na zona sul.

Na zona sudeste, foram recuperadas as cabeceiras de duas pontes: a que liga o Santa Júlia ao Putim e a do Jardim Pernambucano.