Estudantes participam de ação sobre segurança no trânsito
Atualizado em 21/12/2017 - 09:14
Estudantes participam de ação sobre segurança no trânsito
Estudantes participam de ação sobre segurança no trânsito - Foto: PMSJC

Bianca de Aquino
Secretaria de Mobilidade Urbana

Nesta quinta-feira (30), a escola Emef Prof. Moacyr Benedicto de Souza, localizada no Campo dos Alemães, região sul de São José dos Campos, realizaram uma apresentação de “stop motion” sobre o dia a dia no trânsito. 

O objetivo da ação é alertar sobre práticas seguras no trânsito, visando a preservação de vidas e a prevenção de acidentes.

A atividade marca as ações finais do curso de formação de multiplicadores ministrado pela Ong Criança Segura.   

Outras ações

Na última semana outras ações foram realizadas em escolas da cidade. Alunos dos 1º aos 5º anos do ensino fundamental da Emef Álvaro Gonçalves, no Campo dos Alemães, região sul, organizaram uma passeata pelos arredores da escola com o objetivo de levar informações à comunidade sobre como evitar acidentes de trânsito. Munidos com cartazes e placas, cerca de 200 estudantes e professores participaram da ação. 

Durante a passeata, alunos cantaram músicas de atenção ao trânsito, entregaram cartilhas educativas e ressaltaram a importância de práticas seguras no trânsito, visando estimular a boa convivência entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. 

Agentes de trânsito e guardas civis municipais acompanharam da ação, orientando e zelando pela segurança dos alunos. 

Outras duas escolas também realizaram ações visando à conscientização principalmente dos pais e comunidade do entorno da escola.

Alunos entre 6 e 10 anos da escola Emef Prof. Maria Aparecida dos Santos Ronconi, no Monte Castelo, região central, fizeram uma mobilização na frente da escola. Com cartazes e entrega de panfletos, eles orientaram a comunidade sobre atitudes seguras no trânsito. Cerca de 400 participaram da mobilização.

Na região leste, alunos da escola Emef Prof. Sônia Maria Pereira da Silva, Parque Novo Horizonte, realizaram um “apitaço”, com cartazes e entrega de material educativo. Durante o ato, os estudantes chamaram a atenção dos pais e também da comunidade sobre os riscos no trânsito, ressaltando atitudes que podem prevenir acidentes. Cerca de 600 pessoas foram abordadas na ação.

Criança Segura

Todas as atividades realizadas integram o cronograma  do curso de formação, que contou com a participação de professores da rede municipal de ensino, guardas civis municipais e agentes de trânsito.

A formação foi viabilizada por meio do convênio com o governo do Estado e a Ong Safe Kids, assinado em setembro, cuja proposta é formar profissionais para atuarem como multiplicadores na prevenção de acidentes envolvendo crianças. 

Em São José dos Campos, as ações do programa Criança Segura são realizadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana em parceria com as secretarias de Educação e Cidadania e Proteção ao Cidadão. 

O conteúdo foi ministrado em oito aulas utilizando a metodologia de Educação a Distância (EAD) com a finalidade de desenvolver um plano de ação junto a estes profissionais para multiplicar a mensagem educativa na comunidade onde atuam. Nesta fase são colocadas em prática todas as instruções do curso. 

Stop Motion

A técnica pode ser traduzida como “movimento parado” que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o movimento dele. Estas fotografias são chamadas de quadros e normalmente são tiradas de um mesmo ponto, com o objeto sofrendo uma leve mudança de lugar para dar a ideia de movimento.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana