Encontro nacional discute atendimentos de emergência
Atualizado em 21/12/2017 - 09:14
2º Encontro Nacional PAM e RINEM 2017 - Evento com temas baseados em atendimento à emergência e a troca de experiências entre os setores público e privado.
Foram discutidas práticas de atuação para grandes intercorrências ambientais e rodoviárias na RMVale e litoral - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Simões Machado
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Discutir as melhores práticas de atuação e soluções para as grandes intercorrências ambientais e rodoviárias na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte é a pauta do 2º Encontro Nacional para o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) e a Rede Integrada de Emergências (Rinem), que acontece até as 18 horas desta quinta-feira (30), no Parque Tecnológico de São José dos Campos nesta quinta-feira (30). 

Pelo menos 1.000 pessoas, entre bombeiros, profissionais que atuam em atendimento à emergências e gestores públicos que trabalham na área de segurança, participam da reunião promovida pelo Comando do 11° Grupamento de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e pela Coordenadoria Operacional da Rinem, com sede em São José. 

A reunião foi aberta por Maurício Louzada, palestrante na área motivacional, que falou sobre a importância da integração das forças de emergências dos municípios que compõem a região. 

Os planos de emergência e da rede integrada da infraestrutura foram apresentados pelo comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, coronel Cássio Roberto Armani, que já foi comandante do CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior 1), do Estado de São Paulo.

Ao longo do dia, outros temas como a atuação integrada em diversas situações e como as instituições podem compartilhar seus recursos visando a segurança da população e a prevenção a fim de evitar danos materiais, ambientais e até mesmo a perda de pessoas, foram abordados. 

Outro destaque da programação será a palestra do coronel Fábio Mariano de Oliveira, comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado do Paraná, que discorrerá sobre a experiência da instituição no caso da explosão do navio Vicuña no Porto de Paranaguá, considerado um dos maiores do Brasil. 

Para o capitão do Corpo de Bombeiro de São José dos Campos, Antonio Carlos Bernardes, a iniciativa do evento é para fomentar discussões sobre as melhores práticas de atuação na busca de soluções eficazes para as intercorrências na região.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão

×