Simulado de acidente integra as equipes de resgate
Atualizado em 10/04/2023 - 15:44
Simulado de acidente integra procedimentos com equipes de resgate
Um ônibus, três veículos de passeio, uma carreta de transporte de produto químico e 30 vítimas compuseram o cenário do simulado - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Bianca de Aquino
Secretaria de Mobilidade Urbana

Um ônibus, três veículos de passeio, uma carreta de transporte de produto químico e 30 vítimas compuseram o cenário do simulado de atendimento de emergência, realizado na manhã desta quarta-feira, na Rodovia Presidente Dutra em São José dos Campos.

A ação simulou um acidente envolvendo todos cinco veículos e mostrou o trabalho estratégico de resgate às vítimas, procedimentos para evitar incêndios e explosões com a carga inflamável, sinalização da via, assim como a organização dos grupos no atendimento à ocorrência.

Coordenado pela CCR Nova Dutra, concessionária que administra a rodovia, o evento contou com a participação de mais de 50 profissionais, entre eles equipes da Polícia Rodoviária Federal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Grupamento Aéreo da Polícia Militar, Samu (Serviço Móvel de Urgência, Rinem (Rede Integrada de Emergência), Grau (Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências, Ecopistas, além de agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura.

O treinamento visa aprimorar os procedimentos das instituições, alinhando as ações conjuntas de atendimento para eventuais ocorrências de grande proporção. Por outro lado, chamou a atenção de quem passou pelo local e assistiu ao simulado, principalmente para o uso dos equipamentos como cinto de segurança dentro do ônibus.

Para o capitão Antônio Carlos Bernardes, comandante do Corpo de Bombeiros  de São José dos Campos, além da integração das equipes numa ação emergencial, o  simulado também tem a função de atuar na orientação.  “Estamos nos aproximando do período de férias escolares, as crianças estarão em casa e vão sair com a família, o número de veículos aumenta nas ruas e nas rodovias. Nosso foco também é chamar a atenção dos pais para que se for beber não dirigir, usar cinto de segurança, manter distância do veículo que vai a frente, respeitar os limites da via para evitar acidentes”, afirmou. Segundo o comandante, o número de atendimentos aumenta em aproximadamente 15% nesta  época do ano para os Bombeiros.

O evento foi realizado à margem da Rodovia, sem a necessidade de interdição ou desvio no tráfego veículos.