Entrega de fraldas em domicílio beneficia mais de 1.200 pacientes
Atualizado em 14/04/2023 - 16:34
A Prefeitura de São José dos Campos vai alterar o procedimento de entrega de fraldas para idosos ou pacientes atendidos pelo programa de atendimento domiciliar. A partir desta quarta-feira (29), as fraldas passarão a ser entregues na casa dos pacientes e não mais nas unidades básicas de saúde.
A empresa contratada fará a retirada das fraldas diretamente no almoxarifado da Prefeitura e entregará aos pacientes seguindo uma listagem - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bianca de Aquino

Entrega de fraldas na residências beneficia 1.210 pacientes em São José

Começou nesta quarta-feira (29) o novo procedimento de entrega de fraldas para idosos ou pacientes atendidos pelo programa de atendimento domiciliar, em São José dos Campos. Agora, as fraldas são entregues na casa dos pacientes e não mais nas unidades básicas de saúde.

As primeiras entregas ocorreram para pacientes cadastrados nas UBSs da região leste da cidade e seguem um cronograma elaborado pela Secretaria de Saúde. A medida vai beneficiar diretamente 1.210 pessoas que utilizam o serviço e é um grande ganho para pacientes e seus familiares, pois elimina a burocracia e evita deslocamentos e gastos com transporte até a unidade.

A autônoma Rosângela da Conceição da Silva, 52 anos, que começou a fazer as retiradas das fraldas geriátricas para a sua irmã em 2011, elogiou o novo sistema criado pela Prefeitura.

“Facilita muito nosso dia-a-dia, pois às vezes é difícil a gente se deslocar para buscar as fraldas na UBS e os meus pais que são idosos também não conseguiam realizar o transporte quando eu não podia”, disse.

Outra beneficiada foi Ivani Gomes da Silva, 79 anos, que tem um filho com necessidades especiais que utiliza o serviço de fornecimento de fraldas. Ela acredita que com a nova medida a operação ficou mais tranquila e irá ajudá-la, pois ultimamente ela não tem conseguido sair de sua casa.

Processo

A empresa contratada para realização do serviço fará a retirada das fraldas diretamente no almoxarifado da Prefeitura. A entrega na casa dos pacientes seguirá uma listagem com nome e endereço fornecida pelo Departamento de Regulação e Controle (DRC), da Secretaria de Saúde, responsável pelas autorizações.

Entre os critérios para atendimento estão: residir em São José dos Campos; ser paciente atendido pelo PAD (Programa de Atendimento Domiciliar); pessoas com deficiência; pacientes que apresentam incontinência urinária e/ou fecal permanente conforme justificativa médica de fralda, entre outros. Também é analisada a situação socioeconômica da família.

Os processos, abertos nos protocolos da Prefeitura, são reavaliados a cada seis meses, devendo o paciente apresentar nova prescrição/receita e justificativa médica.