500 alunos participam da programação de Natal
Atualizado em 21/12/2017 - 09:14
Ensaio Canto Coral
Ensaio Canto Coral - Foto: Beto Freitas/PMSJC

Bianca de Aquino
Secretaria de Educação e Cidadania

Cerca de 500 alunos de 15 escolas da rede municipal de São José dos Campos, integrantes do projeto Educação Musical - Canto Coral, intensificaram os ensaios para a apresentação pública na próxima semana durante a programação do Natal Iluminado.

Na próxima segunda-feira (4), às 19 horas, um grupo de 240 alunos apresentará a Cantata de Natal, no Cefe (Centro de Formação do Educador), na av. Olivo Gomes, 250, em Santana, região norte.

Neste mesmo dia haverá a apresentação da orquestra da Ong Luzes da Ribalta, com participação de alunos da Emef Ruth Nunes.

Nos dias 5 a 8 de dezembro, será a vez de outros grupos se apresentarem em um shopping da região sul da cidade, às 18 horas. 

Compartilhando o aprendizado

Aos 11 anos, a aluna Melissa Beatriz Sima dos Santos, da Emef Sebastiana Cobra, na região oeste, já está ensinando as técnicas que aprende no coral até para sua mãe. “Gostamos de cantar sertanejo juntas e eu a ensino como aquecer a voz, para que o canto não seja trêmulo e como respirar da maneira correta. Nas aulas de canto também aprendi a tocar flauta e fiquei encantada, quero aperfeiçoar cada vez mais”, disse.

Quatro professores atuam nas aulas de canto com o objetivo de viabilizar e oportunizar aos alunos a educação musical como ferramenta para desenvolver a percepção e a expressão musical por intermédio da voz.

O resultado destas aulas é a formação de corais infanto-juvenis nas escolas da rede. Segundo técnicos da Secretaria de Educação, com o projeto é possível ampliar o desenvolvimento cultural dos estudantes e contribuir para a formação de cidadãos críticos e participativos dentro da comunidade escolar e da sociedade como um todo.

Com o sucesso dos corais, para o ano que vem a previsão é de que o número de escolas beneficiadas seja ampliada de 15 para 25, contemplando ainda mais alunos do ensino fundamental.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania