Vacinação antirrábica termina com mais de 36 mil animais imunizado
Atualizado em 10/04/2023 - 15:41
Vacinação Antirrábica  Vila Tesouro
Os munícipes que não conseguiram comparecer aos pontos fixos e volantes de vacinação no período da campanha podem levar seus animais ao CCZ - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Bianca de Aquino
Secretaria de Saúde

A Campanha de Vacinação Antirrábica, promovida pela Prefeitura de São José dos Campos, chegou ao fim no último sábado (25) com 36.547 animais vacinados, aproximadamente 24% a mais do que o registrado em 2016, onde 29.650 animais foram imunizados.

Durante a campanha foram 27.336 animais vacinados na área urbana, sendo 23.230 cães e 4.086 gatos. Já na área rural aconteceu a prevenção de 9.211 animais, sendo 7.946 cães e 1.716 gatos, atingindo aproximadamente 75% dos animais da cidade.

Para a realização da campanha, o Centro de Controle de Zoonoses desenvolve um roteiro que contempla pontos em áreas rurais e urbanas com o intuito de prevenir o máximo da população de cães e gatos da cidade, estimada em 50 mil, segundo o Instituto Pasteur.

Os munícipes que não conseguiram comparecer aos pontos fixos e volantes de vacinação no período da campanha podem levar seus animais ao CCZ, localizado na rua George Willians, 581, Parque Industrial, que realiza normalmente as aplicações da vacina antirrábica de forma gratuita de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30.

Orientação

A raiva é fatal e quando instalada no animal ou no ser humano a chance de cura é raríssima. Por isso, a vacinação dos animais é muito importante. A doença está controlada no Estado de São Paulo, mas ainda há algumas ocorrências no Norte e Nordeste do país.

Para maior segurança dos proprietários, animais e equipe de trabalho, o CCZ recomenda que os animais sejam conduzidos com coleira, guia e acompanhados por um adulto. 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×