Tricampeões dos Jogos Abertos serão homenageados no Paço
Atualizado em 10/04/2023 - 15:41
Homenagem à delegação joseense / Jogos abertos do Interior
Homenagem à delegação joseense / Jogos abertos do Interior - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Bianca de Aquino
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A delegação de São José dos Campos, que foi campeã dos 81º Jogos Abertos do Interior no Grande ABC, no último fim de semana, será homenageada nesta quarta-feira (29) no Paço Municipal.

Cerca de 100 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes das 47 equipes que representaram a cidade na competição vão receber a homenagem no salão nobre do 7º andar, às 18h. Serão exibidos também cinco troféus conquistados pelo time de São José nos Abertos, além do cobiçado caneco de campeão geral por cidades.

O título de 2017 é o terceiro na história do município – os outros dois foram conquistados em 1969 e em 2014, nas edições de Araraquara e Bauru, respectivamente.

No total, São José dos Campos terminou os jogos com 39 troféus (24 de campeão, 10 de vice e 5 de terceiro lugar), em 10 dias de evento. A delegação joseense faturou ainda 209 medalhas, sendo 106 de ouro, 65 de prata e 38 de bronze. A cidade esteve em 27 das 32 modalidades que tiveram disputas no Grande ABC.

Títulos

As equipes joseenses que se consagraram no Grande ABC foram as de badminton masculino, boxe feminino e masculino, capoeira feminina, ciclismo masculino e feminino, futebol feminino, damas, futsal feminino, ginástica rítmica, handebol feminino, judô masculino e feminino, kickboxing feminino, karatê masculino, luta olímpica masculina e feminina, tênis masculino e feminino, tênis de mesa masculino, vôlei masculino e feminino e xadrez feminino.

A prata ficou com São José dos Campos em dez oportunidades: basquete feminino, capoeira masculina, atletismo feminino e paratletismo masculino, handebol masculino, paranatação feminina, kickboxing masculino, tênis de mesa feminino e taekwondo masculino e feminino.

Já o caneco de terceiro lugar foi entregue à comitiva joseense nos torneios de badminton feminino, basquete masculino, skate feminino, vôlei de praia masculino e xadrez masculino. Os troféus serão expostos no Museu de Esportes.

São José dos Campos levou para os Jogos Abertos um grupo de 582 pessoas: 506 atletas e o restante composto por técnicos, dirigentes, corpo médico e pessoal de apoio. A comitiva esteve alojada na Escola Estadual João Galeão Carvalhal, em Santo André.

A competição estadual é realizada todos os anos pelo Governo do Estado. Em 2017, cinco municípios do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC foram escolhidos para sediar os jogos: Santo André, São Bernardo do Campo, Sao Caetano do Sul, Mauá e Ribeirão Pires.