Prefeitura realiza evento do Dia Mundial de Combate à Aids
Atualizado em 21/12/2017 - 09:14
Dia Mundial de Combate a AIDS  / Praça Matriz
Evento do Dia Mundial de Combate à Aids acontece nesta sexta - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Bianca de Aquino
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos promove, nesta sexta-feira (1º), uma ação de conscientização sobre a Aids e as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) junto à população, na Praça da Matriz, das 9h às 15h, em razão do Dia Mundial de Combate à Aids.

No local haverá distribuição de preservativos e panfletos, além de encaminhamentos dos munícipes para testagem rápida para HIV e Sífilis, conforme haja interesse. O evento também contará com um músico disponibilizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que irá se apresentar para o público presente. 

A ação faz parte da campanha “Fique Sabendo”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos destas doenças e, principalmente, informar sobre as formas de apoio e tratamento.

Em complemento ao evento, nesta semana todas as unidades básicas de saúde e as unidades de pronto atendimento do Campo dos Alemães, Putim e Alto da Ponte estão realizando o teste rápido para o HIV e Sífilis, junto a distribuição de preservativos e panfletos informativos. 

Os casos

Em São José dos Campos, de janeiro a outubro deste ano, foram diagnosticados 209 casos novos de HIV/Aids pela Secretaria de Saúde. Destes, 66 pacientes já manifestaram os sintomas da doença e 143 são soropositivos para o HIV. Todos são acompanhados pelo CRMI (Centro de Referência de Moléstias Infecciosas).

Teste rápido

O teste rápido demora em torno de 20 minutos, podendo se estender por mais tempo no pós-aconselhamento dependendo do resultado. Todos os casos positivos são encaminhados ao CRMI para o acompanhamento (exames específicos) e tratamento (antirretroviral, antibióticos, antifúngicos, etc), que é inteiramente gratuito.

A unidade atende na Rua Amin Assad 200, Jardim São Dimas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde