Fim de semana terá seletivas para 4 modalidades do Atleta Cidadão
Atualizado em 10/04/2023 - 15:41
Texto alternativo padrão 2
As seletivas serão para futebol masculino e feminino, basquete masculino e vôlei feminino - Foto: PMSJC

Bianca de Aquino
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A Prefeitura de São José dos Campos iniciará, no próximo fim de semana, as últimas seletivas individuais para as categorias de base do programa Atleta Cidadão.

Haverá testes para quatro modalidades: futebol feminino, basquete masculino, futebol masculino e vôlei feminino. As duas primeiras modalidades já terão seletivas neste sábado (2) e domingo (3).

O Centro Poliesportivo João do Pulo (Avenida Perseu, 180 - Jardim Satélite) receberá meninas nascidas entre 2000 e 2008 interessadas em entrar nos times de base do futebol de campo. A atividade terá início às 8h de sábado.

No dia seguinte, será a vez do ginásio Linneu de Moura, na Associação Esportiva São José (Travessa César Leite, 435 - Centro), sediar os testes do programa para o basquete masculino. O corpo técnico da modalidade observará atletas nascidos entre 2004 e 2008 em três horários: 9h30, 10h30 e 14h.

Uma semana depois, a equipe do Atleta Cidadão fará peneiras para o vôlei feminino, no Ginásio Cidade Jardim (Rua Itambé, 71 - Residencial Cidade Jardim), nos dias 8 (15h) e 9 (10h, 11h, 14h e 15h ) de dezembro. As categorias abertas a testes serão: sub-14, sub-15, sub-17 e sub-19.

Os trabalhos de seleção do programa se encerrarão nos dias 11 e 12 de dezembro no Parque da Cidade (Avenida Olívio Gomes, 100 - Santana), com o futebol masculino. Os treinadores avaliarão meninos nascidos entre 2001 e 2008, em dois horários: 9h e 14h.

Para participar, cada candidato deve levar documento de identidade original, estar acompanhado de um responsável e trajar roupa apropriada para a prática da modalidade escolhida. É recomendado chegar ao local com, pelo menos, 15 minutos de antecedência.

Apoio ao talento

O programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura, foi criado em 1999 e é responsável pela formação de atletas das categorias de base de São José dos Campos.

São atendidos alunos de 7 a 17 anos, com seletivas abertas ou em turmas de treinamento das atividades esportivas. Eles recebem apoios estrutural e desportivo para representar São José dos Campos em competições estaduais e nacionais.

As seletivas acontecem regularmente todos os anos, individualmente e nas edições da Caravana de Seletivas, que em 2017 pré-aprovou 362 candidatos para 14 das 23 modalidades atendidas pelo programa.