Via Oeste está ganhando 200 lâmpadas de LED
Atualizado em 02/01/2018 - 09:12
Implantação de postes de iluminação na Via oeste  28 12 2017
Funcionários da EDP Energia instalam postes na Via Oeste que receberão lâmpadas de LED, que vão garantir mais segurança para a população e mais eficiência na iluminação pública de São José - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

Com o objetivo de garantir mais segurança para uma população e mais eficiência para iluminação pública nas ruas e avenidas de São José dos Campos, a Prefeitura iniciou as ações para implantação do projeto Iluminar, que integra o Plano de Gestão visando a troca das luminárias por lâmpadas de LED, mais modernas e econômicas.

A primeira etapa foi iniciada na quinta-feira (28) pela Via Oeste, uma das principais vias do município, com a instalação de 29 postes de energia elétrica da EDP Energia. É um trabalho executado em conjunto com uma Prefeitura, que realizará paralelamente a implantação dos braços de iluminação e de 200 lâmpadas de LED, em janeiro próximo.
Deste total, 100 ficarão voltadas para a via e as outras 100 direcionadas para a ciclovia existente no local garantindo, assim, mais segurança para motoristas, pedestres e ciclistas.

Serão instalados um total de 94 postes na Via Oeste para receber as novas lâmpadas.

Modernidade

A primeira fase do projeto Iluminar prevê implantação de um total de 500 lâmpadas de LED, no  primeiro semestre de 2018. Como outras 300 luminárias, serão beneficiadas outras principais ruas e avenidas da cidade.
O objetivo é substituir, gradativamente, todas as luminarias do município --atualmente, são 75 milhas por lâmpadas de LED, com economia estimada de 50% sem consumo, além da redução da necessidade de manutenção, reparos e trocas por ser mais eficientes e modernos .

Economia

Estas 500 primeiras lâmpadas de LED são fornecidas pelas empresas Unicoba Energia S / A, de São Paulo, e Amac Manutenção Ltda, de Conceição do Jacuípe (BA). Elas têm potência de 50 e 180 W.
Os contratos foram assinados por R $ 484 mil. Como o valor referencial da licitação era de
R$ 796,4 mil, a economia para os cofres públicos será de R$ 312,4 mil, com um desconto de R$ 39%.

Segurança

As próximas lâmpadas de LED serão instaladas estrategicamente até 2020 sempre em corredores de ônibus, nas proximidades das escolas e, das câmaras de vigilância do COI (Centro de Operações Integradas), com o objetivo de garantir mais segurança para uma população.
O projeto Iluminar é coordenado pela Secretaria de Manutenção da Cidade por meio do Departamento de Concessionárias.

Manutenção

A Prefeitura reforçou o trabalho de manutenção, reparos e trocas de lâmpadas em bairros de todas as regiões. O serviço é coordenado pela Secretaria de Manutenção da Cidade.
Neste ano, foram trocadas 26.400 lâmpadas, o que representa 35% do total de 75 milímetros luminárias existentes em ruas, avenidas, viadutos, praças, parques e áreas verdes do município.
Uma demanda atual de cerca de 600 lâmpadas. Em janeiro, no início da administração, existiam na cidade cerca de 2.000 lâmpadas queimadas.
A Prefeitura orienta os munícipes a realizarem pedidos de manutenção e troca de informações por meio da Central 156 garantindo, assim, mais rápido e eficiência para a identificação das demandas e realização dos serviços.